Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Mitos e verdades sobre as dietas detox

Ela vira febre logo após as festas de fim de ano. Confira se ela realmente funciona

Por Chris Martinez
Atualizado em 2 jan 2018, 10h49 - Publicado em 22 out 2015, 11h37

detox2

Ninguém mais aguenta falar sobre dieta e produtos detox – nem eu nem você. Até porque quem fez sabe que o troço funciona, já que o método se baseia na baixa ingestão de calorias, prioriza alimentos líquidos, dobradinha que faz o corpo desinchar rapidamente. É o velho e bom “choque” no organismo. Mas não se engane: engatar numa toada dessas sem acompanhamento médico e por mais de três dias pode ser uma verdadeira roubada. Pra entender um pouco mais sobre esse tema, checar os mitos e verdade, eu conversei com a médica nutróloga Liliane Oppermann. Confira a seguir:

Uma dieta de 72 horas pra secar 2,5 kg e arrasar naquela festa

Usar o nome detox para denominar uma dieta está certo?

MITO. O termo detox é importante e existe. Mas podemos dizer que se trata mais de um conceito ou de um método e não de uma dieta específica. Claro que consumir alimentos para desintoxicar o organismo é uma ótima opção. Só que viver de uma dieta à base de pouquíssimas calorias, principalmente se forem feitas apenas de refeições líquidas, está errado e não é aconselhável.

O melhor chá detox para a segunda-feira

Existem alimentos com esse poder detox?

VERDADE. Existe uma vasta lista de alimentos detox, entre eles, folhas, limão, agrião, chá verde, brócolis, gergelim e frutas. As fibras, por exemplo, são agentes naturais que limpam seu intestino, já que aumentam o transito intestinal. Ou seja, a limpeza intestinal pode ser feita de uma forma totalmente natural. Basta incluir esses alimentos nas suas refeições e em sucos.

A nutróloga Liliane OppermannA nutróloga Liliane Oppermann

O famoso suco verde funciona mesmo?

VERDADE. O suco verde é excelente, pois contém diversas vitaminas. Para pessoas que não têm fome de manhã e nunca comem nada, então, é uma ótima opção. O errado é viver de suco verde, shakes ou qualquer alimento líquido. O suco verde deve ser um complemento na sua alimentação diária e não substituto de todas as refeições por vários dias. Nesse caso, o efeito é sim prejudicial. Nada, nesse mundo, substitui uma alimentação balanceada com alimentos sólidos e saudáveis.

Continua após a publicidade

Farmácia na Água Branca produz bombom detox

Dieta detox limpa mesmo o organismo?

VERDADE.  Só que não é necessário uma dieta detox para limpar o organismo. A recomendação é desintoxicarmos o organismo diariamente sempre de forma racional e saudável, o que pode ser feito com uma dieta à base de alimentos naturais, não processados e industrializados. Isso já causa um verdadeiro efeito detox. Por outro lado, priorizar o consumo de alimentos líquidos como suco, por no máximo três dias, pode ser, sim, uma boa opção de limpeza. Se nesses sucos forem fornecidos os nutrientes que o corpo precisa para ter energia, eles podem sim ter poder desintoxicante no nosso corpo.

Continua após a publicidade

Eliminamos toxinas pelo suor?

VERDADE. O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

Dieta detox pode trazer riscos à saúde?

VERDADE. A dieta detox pode trazer riscos, assim como qualquer outra dieta radical, como a dieta das sopas, da papinha de neném, das proteínas, entre outras. Essas dietas “da moda” muitas vezes são feitas por celebridades, e por isso, são tão copiadas pelas pessoas. Na verdade, o grande risco desse tipo de dieta é quando estendido por mais de três dias. Depois desse período, as consequências serão menos disposição, baixa taxa de açúcar no sangue, perda de músculos, redução da imunidade, tontura, cansaço, e, em casos extremos, a morte. Existem casos de pessoas que ficaram carecas por causa disso. É importante destacar que o corpo precisa todos os dias de proteína, carboidratos, ácidos graxos, líquido e outros nutrientes.

Em tempo: o Instagram da médica é @doutoraliliane

Pra me seguir no Instragram, acesse @canseidesergorda_

Continua após a publicidade

Temos uma página no FB: Cansei de Ser Gorda.

Pra me dar uma sugestão, escreva: chrismartinez@butiquedeletras.com.br

Um beijo, até mais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.