Mitos e verdades sobre as dietas detox

Ela vira febre logo após as festas de fim de ano. Confira se ela realmente funciona

detox2

Ninguém mais aguenta falar sobre dieta e produtos detox – nem eu nem você. Até porque quem fez sabe que o troço funciona, já que o método se baseia na baixa ingestão de calorias, prioriza alimentos líquidos, dobradinha que faz o corpo desinchar rapidamente. É o velho e bom “choque” no organismo. Mas não se engane: engatar numa toada dessas sem acompanhamento médico e por mais de três dias pode ser uma verdadeira roubada. Pra entender um pouco mais sobre esse tema, checar os mitos e verdade, eu conversei com a médica nutróloga Liliane Oppermann. Confira a seguir:

Uma dieta de 72 horas pra secar 2,5 kg e arrasar naquela festa

Usar o nome detox para denominar uma dieta está certo?

MITO. O termo detox é importante e existe. Mas podemos dizer que se trata mais de um conceito ou de um método e não de uma dieta específica. Claro que consumir alimentos para desintoxicar o organismo é uma ótima opção. Só que viver de uma dieta à base de pouquíssimas calorias, principalmente se forem feitas apenas de refeições líquidas, está errado e não é aconselhável.

O melhor chá detox para a segunda-feira

Existem alimentos com esse poder detox?

VERDADE. Existe uma vasta lista de alimentos detox, entre eles, folhas, limão, agrião, chá verde, brócolis, gergelim e frutas. As fibras, por exemplo, são agentes naturais que limpam seu intestino, já que aumentam o transito intestinal. Ou seja, a limpeza intestinal pode ser feita de uma forma totalmente natural. Basta incluir esses alimentos nas suas refeições e em sucos.

A nutróloga Liliane OppermannA nutróloga Liliane Oppermann

O famoso suco verde funciona mesmo?

VERDADE. O suco verde é excelente, pois contém diversas vitaminas. Para pessoas que não têm fome de manhã e nunca comem nada, então, é uma ótima opção. O errado é viver de suco verde, shakes ou qualquer alimento líquido. O suco verde deve ser um complemento na sua alimentação diária e não substituto de todas as refeições por vários dias. Nesse caso, o efeito é sim prejudicial. Nada, nesse mundo, substitui uma alimentação balanceada com alimentos sólidos e saudáveis.

Farmácia na Água Branca produz bombom detox

Dieta detox limpa mesmo o organismo?

VERDADE.  Só que não é necessário uma dieta detox para limpar o organismo. A recomendação é desintoxicarmos o organismo diariamente sempre de forma racional e saudável, o que pode ser feito com uma dieta à base de alimentos naturais, não processados e industrializados. Isso já causa um verdadeiro efeito detox. Por outro lado, priorizar o consumo de alimentos líquidos como suco, por no máximo três dias, pode ser, sim, uma boa opção de limpeza. Se nesses sucos forem fornecidos os nutrientes que o corpo precisa para ter energia, eles podem sim ter poder desintoxicante no nosso corpo.

Eliminamos toxinas pelo suor?

VERDADE. O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

Dieta detox pode trazer riscos à saúde?

VERDADE. A dieta detox pode trazer riscos, assim como qualquer outra dieta radical, como a dieta das sopas, da papinha de neném, das proteínas, entre outras. Essas dietas “da moda” muitas vezes são feitas por celebridades, e por isso, são tão copiadas pelas pessoas. Na verdade, o grande risco desse tipo de dieta é quando estendido por mais de três dias. Depois desse período, as consequências serão menos disposição, baixa taxa de açúcar no sangue, perda de músculos, redução da imunidade, tontura, cansaço, e, em casos extremos, a morte. Existem casos de pessoas que ficaram carecas por causa disso. É importante destacar que o corpo precisa todos os dias de proteína, carboidratos, ácidos graxos, líquido e outros nutrientes.

Em tempo: o Instagram da médica é @doutoraliliane

Pra me seguir no Instragram, acesse @canseidesergorda_

Temos uma página no FB: Cansei de Ser Gorda.

Pra me dar uma sugestão, escreva: chrismartinez@butiquedeletras.com.br

Um beijo, até mais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s