Dirceu Alves Jr.

Na Plateia

Tudo sobre teatro

Tonico Pereira em “O Julgamento de Sócrates”: convicto de suas ideias

As referências ao personagem da Antiguidade se fundem o tempo inteiro à biografia do intérprete no monólogo em cartaz no Teatro Nair Bello

Ator de incontestável carisma, Tonico Pereira ganhou reconhecimento por papéis populares, defendidos com personalidade marcante. Confiante nessas qualidades, ele propõe um jogo aos espectadores de O Julgamento de Sócrates.

O monólogo de Ivan Fernandes, livremente inspirado na obra de Platão, parte do momento em que o filósofo grego apresenta suas ideias aos jurados do tribunal de Atenas para evitar a pena de morte. O pecado de Sócrates foi pregar pontos de vista incômodos e convencer muitos jovens de que poderia ter razão.

+ “Agosto” e o teatro em sua essência.

As referências ao personagem da Antiguidade se fundem o tempo inteiro à biografia do intérprete, que relata passagens de sua história e o encontro com pessoas que o influenciaram na adolescência e na trajetória profissional. Em um depoimento objetivo, Tonico Pereira discute noções de sabedoria e exigências comuns ao longo do tempo, como a valorização do dinheiro e a substituição de conceitos próprios por aqueles que são mais bem compreendidos pela maioria.

+ “Pacto”: enfim um musical de temática adulta.

O ator, amparado na própria empatia, traça paralelos com decepções políticas e episódios da história recente do país. Finge apoiar-­se na filosofia enquanto narra mais uma trama de inadequação, no caso a dele mesmo, e envolve a plateia graças ao autoconhecimento. Direção de Ivan Fernandes e Tonico Pereira (55min). 12 anos. Estreou em 21/7/2018.

+ Teatro Nair Bello. Shop­ping Frei Caneca, 3º andar. Sábado, 21h; domingo, 19h. R$ 60,00. Até 9 de setembro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s