Dirceu Alves Jr.

Na Plateia

Tudo sobre teatro

Uma “Navalha na Carne” em nome de Tônia Carrero

A atriz Luísa Thiré protagoniza um sincero tributo à avó, que morreu em março, ao remontar o clássico de Plínio Marcos

A homenagem é justíssima, principalmente em um país desmemoriado. Em 1967, a atriz Tônia Carrero (1922-2018) desafiou os militares e a própria imagem na pele de uma prostituta vulgar e desprezada. Provou ser grande o suficiente ao sobrepor o talento ainda discutido à sua beleza e sofisticação.

O drama Navalha na Carne, de Plínio Marcos, desde então, tornou-se fonte inesgotável de inspiração por retratar seres marginalizados, marcados por conflitos que insistem em se manter atuais.

Desta vez, Luísa Thiré, neta de Tônia, assume o papel emblemático de sua avó. Cansada de guerra, Neusa Sueli atrai raros clientes nas andanças pela madrugada. O pequeno faturamento irrita o cafetão Vado (o ator Alex Nader) e sobra para Veludo (papel de Ranieiri Gonzalez), o faxineiro da pensão, a culpa pelo sumiço de um dinheiro deixado por ela para o amante.

Os personagens, no limite da desumanização, apresentam pouco frescor nesta releitura, por mais que o elenco se esforce para fugir dos estereótipos. A direção, de Gustavo Wabner, respeita em excesso o original de Plínio, e a encenação, apesar de bem cuidada, permanece como mais uma entre tantas reedições da peça. A valorização vem do caráter emotivo de ver Luísa em um sincero tributo à avó, que morreu em março (75min). 16 anos. Estreou em 23/8/2018.

+ Teatro do Sesc Bom Retiro. Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro. Sexta e sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 30,00. Até o dia 30.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s