Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Mateus, 10” e a sedução através da palavra

Para sensibilizar o público, o ator precisa abraçar o personagem e transmitir emoção ao texto. Como um veículo para encantar multidões, um líder religioso também necessita de carisma na propagação de suas mensagens. Montagem do grupo Tablado de Arruar, o ótimo drama “Mateus, 10” levanta questões que podem ser aplicada ao teatro, religião, política ou […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 12h13 - Publicado em 10 ago 2012, 16h24

Vitor Vieira, Ligia Oliveira e Amanda Lyra no drama que discute religião e alienação (Foto: Cris Lyra)

Para sensibilizar o público, o ator precisa abraçar o personagem e transmitir emoção ao texto. Como um veículo para encantar multidões, um líder religioso também necessita de carisma na propagação de suas mensagens. Montagem do grupo Tablado de Arruar, o ótimo drama “Mateus, 10” levanta questões que podem ser aplicada ao teatro, religião, política ou qualquer outra área em que a sedução pela palavra seja fundamental para o convencimento.

O autor Alexandre Dal Farra, também diretor ao lado de João Otávio, buscou referências no conto “Bartleby, o Escriturário”, de Herman Melville, e no romance “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski, para discutir os limites entre a consciência, a cegueira e insanidade. Ainda apresenta a influência bíblica no título, remetendo ao apóstolo Mateus, o coletor de impostos que abandonou a riqueza para seguir Jesus. Nessa diversidade de inspirações, o espetáculo levanta um oportuno debate relativo a questões como culpa, alienação e fé e ao poder da religião para ditar comportamento. Ainda mais nos dias de hoje, quando a palavra religiosa toma força cada vez maior e interfere diretamente na sociedade.

Em perturbadora interpretação, Vitor Vieira personifica o pastor Otávio, muito envolvido em tudo o que prega até o momento em que passa a questionar o valor daquelas ideias e as supostas verdades transmitidas em seus cultos. O dízimo lhe parece sujo, e ele planeja desenvolver uma doutrina própria. Em meio a uma crise, Otávio enfrenta turbulências com a sua mulher (a atriz Ligia Oliveira) e perde o controle dos atos, envolvendo-se com moradores do bairro e até em um assassinato.

Continua após a publicidade

Cartaz da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, a peça explora diversos ambientes do lugar. Os espectadores transitam – como fiéis atrás do mestre – por espaços que simulam a casa do protagonista, a igreja e até um churrasco na vizinhança. Os diretores aliviam a densidade do texto e o extremo realismo da encenação com episódios tragicômicos – representados pela atriz Amanda Lyra – e fazem uma costura entre a alienação e a necessidade de mascarar o presente. No bom elenco ainda figuram os atores Alexandra Tavares, Alexandre Quintas e Clayton Mariano, apoios fundamentais para a performance de Vitor Vieira.

 

P.S.: Leitores, nas próximas três semanas o blog estará de férias. Até o início de setembro!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.