Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Marcos Caruso em “O Escândalo Philippe Dussaert”: adorável mentiroso

O intérprete proporciona um show refinado e bastante acessível em seu monólogo de estreia, que parte do tema da arte contemporânea e um obscuro pintor

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 6 jun 2018, 17h35 - Publicado em 17 abr 2018, 18h47

Ator versátil, Marcos Caruso transita há quatro décadas por dramas e comédias, muitas digestivas — e nem por isso menos marcantes. Graças a essa bagagem diversificada e, principalmente, a um certo despudor, o intérprete proporciona um show refinado e bastante acessível em seu monólogo de estreia, O Escândalo Philippe Dussaert.

O texto do francês Jacques Mougenot trata, à primeira vista, de um tema espinhoso: o mercado de arte e uma polêmica em torno de um obscuro pintor. Caruso, de cara, quebra o gelo ao receber o público na entrada do teatro. Ele abraça alguns, tira fotos com outros e distribui sorrisos para todos. Dirigida por Fernando Philbert, a encenação começa nesse momento. Só que Caruso, carismático, engana quem bem entende e continua a fazê-lo nos oitenta minutos seguintes.

+ A Pequena Sereia chega ao musical empoderada.

Uma mesa, um banquinho, alguns livros e um telão. O ator se apresenta na pele de um palestrante e revela a biografia de Philippe Dussaert. O pintor se destacou na escola como exímio copista. Reproduzia telas e forjou personalidade em releituras de clássicos, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, em uma série batizada de Ao Fundo de... A fórmula se esgotou, a vida lhe pregou peças e a tal celeuma se deu graças à exposição No Fundo, que, montada em uma sala branca, não exibia nada nas paredes.

Continua após a publicidade

Em sua anticomposição, Caruso esbanja técnica sem se fixar no cômico nem no absurdo e arranca gargalhadas como se falasse de algo trivial. O espetáculo levanta um profundo debate sobre as intenções de um artista e quanto um discurso bem arquitetado por alguns é capaz de convencer muita gente. Os talentosos, como Caruso, não fazem esforço e, mesmo apoiados na desconstrução, levam sua mensagem ao alcance planejado (80min). 14 anos. Estreou em 5/4/2018.

+ Teatro Faap. Rua Alagoas, 903, Pacaembu. Quinta a sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 80,00. Até 29 de julho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.