Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Loloucas”: comédia de Heloísa Périssé tropeça no óbvio

A montagem, em cartaz no Teatro Raul Cortez, ganha algum interesse pela contracena afinada entre a autora e Maria Clara Gueiros

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 18 abr 2019, 13h47 - Publicado em 18 abr 2019, 13h45

Em suas investidas como autora, a atriz Heloísa Périssé costuma escapar da cilada do lugar-comum. O solo E Foram Quase Felizes para Sempre (2015) é uma prova de sua habilidade para fugir dos estereótipos. Loloucas, sua nova comédia, dirigida por Otávio Muller, surge como uma amostra menos feliz de sua dramaturgia, justamente pelo tropeço no óbvio, e ganha o interesse, lógico, pela contracena afinada entre Heloísa e Maria Clara Gueiros.

Duas senhoras chegam atrasadas a uma sessão de teatro. A peça escolhida por elas começou faz pouco e, sem que percebam, ambas invadem o palco, aproveitando-se de um problema técnico. Iolanda (papel de Heloísa) e Ieda (representada por Maria Clara) são amigas desde os tempos de escola, enfrentaram a adolescência como dois patinhos feios, riram e choraram juntas nas décadas seguintes. Nunca se casaram, passam o tempo inteiro implicando uma com a outra e, hoje, bebem e jogam cartas, além de, lógico, ir ao teatro.

O espetáculo se torna a narrativa dessa relação, cheia de passagens divertidas para o grande público, mas repletas de situações comuns para a maioria dos mortais às quais só o carisma da dupla é capaz de dar alguma credibilidade.

O bonito desfecho, que remete ao companheirismo de Heloísa e Maria Clara nos últimos trinta anos, é a parte mais tocante da montagem. Nessa cena final, aparece uma delicadeza que faz falta no restante, e talvez o diretor Otávio Muller não tenha percebido que naquele diálogo poderia estar o começo de tudo (75min). 12 anos. Estreou em 5/4/2019.

+ Teatro Raul Cortez. Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista. Sexta, 21h30; sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 90,00. Até 26 de maio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.