Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Exposição Gianni Ratto 100 Anos leva o mestre ao Sesc Consolação

O diretor italiano, que ajudou a consolidar o conceito de encenação no Brasil, ganha retrospectiva com abertura na terça (7)

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 1 fev 2017, 18h36 - Publicado em 1 fev 2017, 17h30

O italiano Gianni Ratto (1916-2005) embarcou para o Brasil na década de 50 para, como vários de seus conterrâneos, criar um novo padrão para nosso teatro. Estreou por aqui no comando de O Canto da Cotovia, com a atriz Maria Della Costa, que inaugurou a sala de espetáculos com seu nome, seguiu para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), se mudou para o Teatro dos Sete, encabeçado por Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e Ítalo Rossi, e pela vida afora assinou espetáculos marcantes que fizeram dele um dos maiores nomes da cena brasileira contemporânea.

Boa parte dessa história será revista na exposição Gianni Ratto – 100 Anos, que ocupará a área de convivência do Sesc Consolação de 7 de fevereiro a 29 de abril. Com curadoria da historiadora da arte Elisa Byington e da designer Antonia Ratto, filha do diretor, a mostra traz as múltiplas facetas do artista, que ainda foi cenógrafo, figurinista, iluminador, escritor e ator, contando sua trajetória desde a Itália, onde atuou na reconstrução do teatro no pós-guerra, até a consagração no Brasil em montagens célebres como Gota D’Água, protagonizada por Bibi Ferreira.

gianni-ratto
(Olga Vlahou)

O projeto expositivo de Lidia Kosovski e Claudia Pinheiro é estruturado como uma grande caixa cênica que convida o público a atravessar as cortinas rumo ao universo do artista.  As obras estão dispostas em painéis pendurados por cordas, onde fotos, esboços, croquis finais em diferentes técnicas (originais e fac-símiles), maquetes, objetos e recortes de jornal recompõem fragmentos do que foi cada montagem para o qual as obras foram criadas. Projeções, maquetes virtuais e instalações sonoras são também podem aproximar o público do universo do teatro.

+ Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque. Visitação de 8 a 29 de abril de 2017. De segunda a sexta, das 11h30 às 21h30. Sábados e feriados, das 10h às 18h30. Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.