Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Elizabeth Costello”: Lavínia Pannunzio e a senhora de múltiplas leituras

A atriz protagoniza monólogo, adaptado e dirigido por Leonardo Ventura, com base no romance do escritor sul-africano J.M. Coetzee

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 30 jan 2020, 17h39 - Publicado em 30 jan 2020, 17h38

Alguns espetáculos conquistam a atenção do espectador na marra, principalmente por causa de suas estranhezas. O monólogo Elizabeth Costello, adaptado e dirigido por Leonardo Ventura, com base no romance do escritor sul-africano J.M. Coetzee, é um deles.

Esse pacto começa a ser firmado pela presença da atriz Lavínia Pannunzio desde o momento em que recebe os espectadores na entrada da sala. Se não fosse ela, aquela imensa quantidade de texto, por mais pungente que seja em vários trechos, e a encenação minimalista não sustentariam o interesse da plateia.

+ Diogo Vilela protagoniza A Verdade.

Lavínia tem 53 anos e garante credibilidade impressionante ao dar corpo e voz a uma mulher de 80. Trata-se de uma velha que mora rodeada por gatos em um sítio afastado do que seria chamado de civilização. Diante de um gravador, ela começa a destilar suas memórias e solta a imaginação.

Aos poucos, a narrativa pessoal é fundida na de uma personagem fictícia, Elizabeth Costello, que precisa convencer um suposto tribunal sobre crenças e valores para, enfim, cruzar um portão que simboliza a transição para a morte.

Continua após a publicidade

+ Grupo Tapa monta Edward Albee. 

A encenação concebida por Ventura explora o mesmo caminho literário imaginado por Coetzee. A identidade das personagens e de Lavínia é borrada o tempo inteiro, a ponto de a intérprete, sem interromper o diálogo com a plateia, abandonar o palco mais de uma vez para tomar água ou recompor o figurino, algo inusitado em um solo.

Desafios como esses são propostos e tornam o espetáculo menos palatável. Fica, no entanto, a impressão de que o diretor e a atriz fizeram tudo do jeito que desejavam, respeitando a força das palavras de Coetzee e impondo suas aspirações artísticas. E isso é louvável (70min). 16 anos. Estreou em 22/1/2020.

+ Tusp. Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque. Quarta a sábado, 21h; domingo, 20h. R$ 30,00. Até 16 de fevereiro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.