Dirceu Alves Jr.

Na Plateia

Tudo sobre teatro

“Dos Prazeres”, monólogo de Maristela Chelala, revela jogo de memórias

Sob a direção de Ivan Andrade, a atriz funde conto de Gabriel García Márquez com elementos de sua intimidade

A atriz Maristela Chelala desenvolveu uma profícua parceria com Denise Fraga não só na hora de dividir o palco, mas também como colaboradora na dramaturgia dos espetáculos Galileu Galilei e A Visita da Velha Senhora. É sua ainda a direção de Pontos de Vista de um Palhaço, o marcante solo do ator Daniel Warren.

Com o monólogo Dos Prazeres, Maristela finalmente assume o centro do palco, ancorada na dramaturgia de Ivan Marsiglia, que funde o conto Maria dos Prazeres, de Gabriel García Márquez, com elementos de sua intimidade. Em cena, a atriz é uma prostituta brasileira de 76 anos, radicada em Barcelona, que sonha com a própria morte e dá início aos preparativos do seu funeral. Em paralelo, Maristela expõe suas tragédias de infância, como as mortes quase simultâneas da mãe e do pai, e a criação pela avó, de idade bastante avançada.

+ Leia sobre “Sede”, dirigido potr Zé Henrique de Paula.

Ao explorar sua biografia, a artista dá um salto e conquista a cumplicidade do espectador. Muito bem conduzida nesse momento pelo diretor Ivan Andrade, a atriz dosa emotividade e distanciamento crítico como se ali representasse uma terceira personagem que toma emprestada a narrativa pessoal.

Diante da construção bem-sucedida do fragmento biográfico, a trama relativa à velha Maria acaba sendo menos envolvente e até interessante, principalmente depois que um excesso de referências políticas se sobrepõe aos também ricos conflitos da personagem fictícia (55min). 14 anos. Estreou em 17/1/2020.

+ Auditório do Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, Vila Mariana. Sexta, 20h; sábado, 18h. R$ 30,00. Até o dia 22.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s