Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Agosto”, de Tracy Letts, é exemplo de teatro em sua essência

A peça, dirigida por André Paes Leme, comprova o poder de uma sólida dramaturgia e atores entrosados

Por Dirceu Alves Jr.
17 jul 2018, 20h09

O dramaturgo americano Tracy Letts ficou conhecido nos palcos paulistanos por Killer Joe, montada por Mário Bortolotto, e Bichado, levada à cena por Zé Henrique de Paula. Considerado o principal título de sua obra, o drama Agosto, escrito em 2007 e vencedor dos prêmios Pulitzer e Tony, chegou ao Brasil através do cinema com o filme Álbum de Família (2013), protagonizado por Meryl Streep e Julia Roberts.

Unanimidade da temporada carioca no ano passado, esta peça, dirigida por André Paes Leme, estreou na cidade e comprova o poder dos alicerces do teatro: uma sólida dramaturgia e atores entrosados para defendê-la com unhas e dentes, algo fundamental nessa trama.

+ Conheça os indicados ao Prêmio Shell em São Paulo.

Em uma fazenda do interior americano, o calor e as verdades ocultas sufocam os integrantes de um clã. Entre o sarcasmo e o rancor, a matriarca Violet (interpretada por Guida Vianna) machuca quem ouve sua voz. Ela amarga um câncer de boca, viciou-se em medicamentos e semeia o atrito com todos, sobretudo o marido, Beverly (papel de Isaac Bernat), um escritor frustrado e alcoólatra.

Continua após a publicidade

O desaparecimento de Beverly traz de volta para a casa a mais velha das três filhas deles, Barbara (vivida por Letícia Isnard), grande opositora da mãe, que enfrenta uma crise no casamento e reproduz uma relação difícil com a filha adolescente (a atriz Lorena Camparato). Está criado o ambiente para um sofrido acerto de contas, repleto de diálogos afiados, cobranças presas na garganta e revelações surpreendentes.

+ Justa, uma dama cheia de caráter.

Eletrizante, Guida é perturbadora na frieza emprestada a sua personagem, que centraliza as atenções e encontra uma parceira afinada em Letícia. Apresentando bons recursos cênicos, a montagem abre mão de um cenário sofisticado — o que seria óbvio — e abraça soluções simples. Uma prova é a cena do jantar, em que o elenco aparece reunido em torno de uma mesa invisível, representada apenas por cadeiras desordenadas.

Continua após a publicidade

+ Leia sobre Caixa de Memórias.

Um dos des­taques do ano, Agosto é um espetáculo para quem gosta do teatro em sua essência, capaz de dispensar efeitos e apoiar-se em tipos de psicologia profunda e conflitos resistentes ao tempo. Com Alexandre Dantas, Claudia Ventura, Rubens Camelo, Eliane Costa, Guilherme Siman, Julia Schaeffer e Marianna Mac Niven (130min). 16 anos. Estreou em 12/7/2018.

+ Teatro Anchieta — Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque. Quinta a sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 40,00. Até 5 de agosto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.