Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Cidade das Crianças Por Blog Os melhores programas para crianças e família espalhados por São Paulo. Por Maria Alice Prado (maria.alice@abril.com.br)

Semana Mundial do Brincar: dezenas de atrações até o dia 30

Durante nove dias, entidades de todo o Brasil disponibilizam encontros virtuais com brincadeiras, oficinas de música, arte e mais

Por Maria Alice Prado Atualizado em 23 Maio 2021, 10h32 - Publicado em 22 Maio 2021, 17h18

Com o tema Casinhas das Infâncias, de 22 a 30 de maio acontece a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar. Idealizada pela Aliança pela Infância, a SMB é uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar por meio de dezenas atividades ao longo dos dias. Nesta edição, a proposta é valorizar brincadeiras tradicionais que remetam ao lar, como cabanas de lençol e casas na árvore. É o famoso “brincar de casinha” passado de geração em geração. No ano passado, a programação contou com mais de 600 brincadeiras inscritas. 

Para além das atividades recreativas, o evento almeja discutir questões ligadas aos direitos das crianças para uma infância digna. Entidades do Norte ao Sul do Brasil disponibilizam suas atrações em um calendário que pode ser acessado no site do Aliança pela Infância (aliancapelainfancia.org.br). São prefeituras, Sescs,  universidades e centros de cultura criando — em sua maioria on-line —  brincadeiras, oficinas, música, atividades de circo, rodas de conversa, vídeos, tutoriais, leituras de livros infantis e mais durante toda a semana.

No estado de São Paulo, instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Espaço Alana e CoCriança já cadastraram suas atividades na programação. Como destaque, o Espaço Alana oferece, dia 27, a Vivência Musical, que irá trabalhar a sensibilização da música com a utilização de objetos e utensílios que podem ser encontrados em casa. A atividade é on-line com a musicista Silvanny Sivuca e integrantes da Banda Alana, pelo Facebook do Espaço Alana. 

No MAM, no dia 25, às 16h, oferece um encontro virtual com o educador e artista plástico Adelsin, pelo Zoom, para brincar com madeira. Além de contemplar a história da árvore, o brincante vai ensinar a montar brinquedinhos com o material: pode ser um tamborzinho de caixinha de fósforos e/ou um helicóptero de caixinha de fósforos e palito de picolé. As crianças que quiserem participar devem ter a inscrição feita previamente no site do MAM (mamsaopaulo.byinti.com), onde também constam os materiais necessários para a atividade. 

No site oficial do evento são disponibilizados todos os links para todas as atrações.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade