Imagem Blog

Cidade das Crianças Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

Seis atividades ao ar livre para fazer nas férias com as crianças

Lista inclui trilhas, passeio de caiaque e até snowboard

Por Alice Padilha
18 jul 2019, 16h10

Se você quer tirar as crianças um pouco da rotina de computador, televisão e videogame, pode ser um diversão e tanto praticar atividades ao ar livre. São muitas as opções, que vão de deslizar sobre águas em um caiaque ou escorregar por uma pista de snowboard. Confira as sugestões:

Borboletário Águias da Serra

Além de poder ver e tocar em cada uma das fases da vida de uma borboleta, a atração tem uma grande estrutura de lazer inclusa no ingresso. É possível praticar pesca esportiva, jogar minigolf e até brincar de circo. Também há passeios de caiaque, programados aos sábados e domingos, das 10h às 15h30, no lago da propriedade. As crianças podem participar de tudo sozinhas, com equipamento de segurança e orientação de um monitor. Recomendado a partir de 7 anos. R$ 44,90. A atração funciona apenas nos finais de semana de férias e feriados. Em caso de chuva, o espaço fica fechado. Ingressos vendidos apenas na bilheteria.

Passeios de caiaque: para se sentir um aventureiro sozinho (Divulgação/Divulgação)

Família no Parque

Até o dia 28, o Parque Villa-Lobos recebe o evento Família no Parque, com brinquedos infláveis gigantes, oficinas de slime e tobogã. A criançada a partir de 4 anos pode ser divertir em uma tirolesa de 60 metros de extensão. Para os menores, entre 1 e 5 anos, há a área kids, com pula-pula, carrossel, cama elástica e escorregadores.  Para participar, é necessário comprar tíquetes ao preço de 6 reais cada um na bilheteria ou no familianoparque.com.br. Há também atividades na faixa como sala de realidade virtual, cabine de fotos, pebolim humano, tombo legal, parede de escalada, corrida de obstáculos e slackline, aquela fila elástica que exige equilíbrio para permanecer em cima dela. Quinta, sexta, sábado e domingo, das 10h às 18h.

Pendurados na tirolesa: frio na barriga a 10 metros de altura (Divulgação/Divulgação)

Feira do Bem

Na feira, os adultos encontrarão roupas, acessórios e objetos decorativos. Mas a alegria das crianças será garantida pelo grupo Na Rua Sem Wi Fi, que busca ensinar para as novas gerações brincadeiras como corrida de saco, amarelinha e ioiô. No sábado a boneca Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo, contará duas histórias para os pequenos ouvintes, às 13h e às 15h15. Rolam ainda oficinas de slime, mosaico e bonecas abayomi. Todas as brincadeiras são gratuitas e as oficinas têm dez vagas cada. Se bater a fome, a feira mantém uma área gastronômica, com paellas, crepes e até cerveja artesanal para os maiores de idade. Sábado (20), das 10h às 20h e domingo (21), das 10h às 18h. Praça Cidade de Milão, Vila Nova Conceição. Grátis. Confira a programação completa aqui.

Grupo ‘Na Rua Sem Wi Fi’: valorização de brincadeiras clássicas como corrida de saco (Tiago Lasak/Divulgação)

Parque Estadual do Jaraguá

O parque oferece três trilhas aos visitantes: Silêncio, Lago, Bica e Pai Zé. A que dá acesso ao Pico do Jaraguá é a última, mas o trajeto não é recomendado para crianças pelos monitores devido à sua dificuldade e longa extensão, que chega a 3 800 metros. Entre as melhores opções para fazer acompanhado dos filhos, está a do Silêncio, com extensão de 800 metros (ida e volta). Como o trajeto é adaptado para pessoas com mobilidade reduzida – com piso plano em todo o passeio – é também ideal para crianças menores, entre os 4 e 8 anos. Para os maiorzinhos, vale investir na trilha da Bica: o trecho tem escadas e bastante afloramento rochoso, além de ser um pouco maior, com 1500 metros (ida e volta). A Bica D’água no final do passeio compensa o esforço e faz a alegria dos visitantes com sua água límpida e própria para o consumo. Todas as trilhas que acontecem por ali são autoguiadas e ficam abertas o dia inteiro, basta chegar no parque com pelo menos uma hora de antecedência do fechamento e se aventurar. Segunda a domingo, 7h às 17h. Grátis.

Parque Estadual do Jaraguá: reserva da Mata Atlântica, com quatro opções de trilhas (Divulgação/Divulgação)

Ski Mountain Park

Além dos tradicionais esportes radicais, que são atrações permanentes, até o dia 28, o parque recebe a Estação Inverno 2019. Às 17h, acontece uma chuva de neve artificial, a atração favorita de meninos e meninas, que completa o visual do parque. Por ali as crianças podem encarar duas pistas de snowboard (uma com 200 e outra com 400 metros de extensão), andar de teleférico, descer em um tobogã, entre outras atividades. Acrobatas, palhaços, contorcionistas, mágicos e outros artistas ficam espalhados pelo cenário natural e interagem com visitantes para fazer a alegria do público mirim aos fins de semana. Reserva para a garotada de 4 a 7 anos um playground com escorregador, piscina de bolinhas e cama elástica. A entrada é gratuita, e para usar os brinquedos os pais devem comprar um passaporte, que dá direito a um conjunto de atividades e sai por 99,80 reais ou as fichas individuais de cada atração, que variam entre 8 e 80 reais. Terça a domingo, 10h às 18h. 

Esporte radical sob controle: as crianças a partir dos 4 anos podem descer sentadas no snowboard (Divulgação/Divulgação)

Parque Della Vittoria

Se você procura algo mais rural, essa é uma ótima opção perto da capital, a 35 minutos de carro do Shopping Eldorado. Nesse mês, a propriedade está com horário estendido para o público geral e fica aberta todos os sábados e domingos, das 10h às 17h. Ali as crianças podem ver de perto cavalos, vacas, coelhos, pavões e outros animais. Além de observar os bichos, dá para passear a cavalo, ordenhar as vacas e até dar banho em alguns animais menores, como porcos. O local oferece também duas tirolesas, com 360 e 220 metros, na quais crianças a partir de 7 anos podem se aventurar sozinhas. Só vale lembrar que estão a quarenta metros de altura. As únicas atividades que não estão inclusas no ingresso, que sai por 50 reais, são o passeio de caiaque, que custa 10 reais por 10 minutos, e a trilha a cavalo, que custa 40 reais por 50 minutos. As entradas podem ser compradas na bilheteria ou no site parquedellavittoria.com.br. Rodovia Raposo Tavares, km 36.

Mundo animal: as crianças podem alimentar os animais sob a supervisão dos monitores (Diego Correa/Divulgação)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.