Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Cidade das Crianças Por Blog Os melhores programas para crianças e família espalhados por São Paulo. Por Maria Alice Prado (maria.alice@abril.com.br)

‘Oficina Cinema em Casa’ ensina produção virtual de filmes para crianças

Projeto estimula a imaginação da garotada para a criação de arte com o que já tem dentro de casa

Por Maria Alice Prado Atualizado em 16 abr 2021, 19h30 - Publicado em 16 abr 2021, 06h00

A ideia da Oficina Cinema em Casa é transformar os próprios lares da criançada em, exagerando, quase miniestúdios hollywoodianos. Em uma hora de oficina, por chamada de vídeo, filmes caseiros são roteirizados, produzidos e gravados — tudo com participação dos pequenos, em parceria com o diretor Ioram Finguerman, que construiu a carreira no cinema.

Nave espacial feita com papel alumínio em fundo feito digitalmente sobrevoa por estrelas
Objetos em stop motion roubam as cenas nos filmes Divulgação/Divulgação

“Os temas sempre vêm delas. O olhar lúdico das crianças impera acima de tudo”, explica Finguerman. Os minicineastas, que costumam ter entre 6 e 12 anos, criam cenários, personagens, figurinos e cenas que querem registrar, pelo celular mesmo. Também aprendem técnicas de stop motion — que faz objetos comuns ganharem movimento — para incrementar as produções, usando lego ou brinquedos.

Temas como show de mágica, dança e até o bruxinho Harry Potter já fizeram parte dos curtas, que têm duração de três a cinco minutos, com edição final do diretor — o filminho é entregue, no máximo, no dia seguinte. As oficinas podem ocorrer com não mais que seis pessoas, de até três casas simultaneamente.

R$ 100,00 por participante por hora. Rec. a partir de 6 anos. @oficina_cinema_em_casa.+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Ioram Finguerman segura uma moldura em papel de quadro e faz uma pose olhando para cima, enquato usa um chapéu na cabeça
Ioram Fingerman: crianças são aprendizes de produtores de filmes Divulgação/Divulgação

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de abril de 2021, edição nº 2734

  • Continua após a publicidade
    Publicidade