Imagem Blog

Cidade das Crianças Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

O Diário de Mika: a curiosa história por trás do desenho infantil

Casal que criou a personagem se conheceu trabalhando com Mauricio de Sousa

Por Camila Pusiol
Atualizado em 27 mar 2019, 11h38 - Publicado em 19 mar 2019, 22h04

“Sou a Mika, sou pequena e o mundo é novo para mim. Resolver qualquer problema não é tão fácil assim.” Os pais que possuem crianças pequenas em casa provavelmente já ouviram, ou ainda vão ouvir, essa musiquinha que acompanha as aventuras da pequena Mika: uma garotinha encantadora e curiosa que tem feito sucesso entre as crianças com idade pré-escolar. Indicada a Emmy Kids Awards 2017, a animação brasileira O Diário de Mika é voltada para os pequenos de 2 a 5 anos de idade. 

(Divulgação/Divulgação)

Ciúmes, crescimento e a importância de partilhar aparecem entre as pautas apresentadas. No YouTube, a animação já alcança cerca de 516 mil inscritos em seu canal oficial e 126 mil no VEVO (que conta apenas com clipes musicais) – juntos, os dois somam cerca de 195 milhões de visualizações. O episódio Que Monstro É Esse?, um dos favoritos dos pequenos, conta sozinho com 9 milhões de views.

Outros diferenciais chamam a atenção na série, como o fato de ser a primeira animação brasileira a transmitir lives no YouTube, além de possuir episódios com tradução em libra. Toda terça e quinta, por exemplo, vai ao ar um episódio da série com tradução em libras, também as quintas, sempre às 15h, rolam as lives ao vivo.

Continua após a publicidade

Trajetória:

Criada em 2007, a personagem ficou em stand by por muito tempo até se tornar “o ovo de ouro” da Supertoons, mesmo estúdio que forneceu as animações Carrossel em Desenho Animado para o SBT e Os Chocolix para Nickelodeon. No comando do estúdio está o casal Dario e Elizabeth Mendes Bentancour, profissionais da animação que iniciaram a carreira nos estúdios Mauricio de Sousa ainda nos anos 80. 

“Esse fator foi determinante em nossas vidas pessoais e também, para produzir nossas séries. Foi um aprendizado muito grande envolvendo o conteúdo infantil, pois trabalhamos diretamente com o mestre Mauricio. Também foi no estúdio que eu conheci a minha esposa, Elizabeth. Estamos juntos há mais de 30 anos e temos três filhos Thiago, Thales e Thomas“, afirma Dário Bentancour, 60 anos, produtor da série.

Continua após a publicidade
O casal Dario e Elizabeth Mendes Bentancour (Thiaggo Camilo/Divulgação)

A iniciativa ainda não atingiu seu breakeven (quando o investimento não dá mais prejuízo; embora ainda não lucre), mas a produtora tem sustentado seu modelo de negócios através do licenciamento dos personagens. “Hoje nossa renda vem do teatro e do canal no YouTube. Mas em breve vamos começar a faturar também com os produtos licenciados que estão chegando, aos poucos, nas prateleiras”, prevê Bentancour.

Ainda neste ano, Mika deve ganhar uma coleção de brinquedos educativos pela Adijomar Brinquedos, uma linha de utensílios pela Injetemp, alguns livros educativos pela Culturama e até um milk-shake próprio, em parceria com a Dona Nuvem.

Continua após a publicidade

A peça O Diário de Mika, por exemplo, teve ingressos esgotados em todas as sessões. “Em São Paulo por exemplo fizemos apresentações em teatros de shoppings com capacidade de 250 pessoas cada, como Teatro Playcenter Family, Teatro Dr. Botica e Teatro Morumbi Shopping. Isso gerou um faturamento aproximado de 10 000 reais por sessão com bilheteria”.

(Thiaggo Camilo/Divulgação)

Agora a série está em cartaz no Teatro MorumbiShopping, sempre aos sábados 16h, com o O Diário de Mika – Temos Muito o que Aprender. A peça segue em cartaz até o sábado (30). Para além dos palcos e da internet, a primeira temporada da série também é transmitida pelos canais Disney Junior, TV Cultura, TV Escola e TV Brasil, podendo ser encontrada ainda em plataformas de streaming, como a Netflix.

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

 

educadores.se
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.