Imagem Blog

Cidade das Crianças Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

Dicas para quem vai começar a levar os pequenos de carona na bike

Nunca vou me esquecer da primeira vez que levei a Dália para dar um rolê de bike. Ela tinha dez meses, estávamos na casa de praia e uma bicicleta daquelas meio judiadas pela maresia estava dando sopa num canto. Meio com medo do estado geral da bike, coloquei minha filha na cadeirinha e empurrei a […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 23h02 - Publicado em 11 jan 2014, 13h08

Nunca vou me esquecer da primeira vez que levei a Dália para dar um rolê de bike. Ela tinha dez meses, estávamos na casa de praia e uma bicicleta daquelas meio judiadas pela maresia estava dando sopa num canto. Meio com medo do estado geral da bike, coloquei minha filha na cadeirinha e empurrei a pé um pouquinho. Ela vibrou. Depois, não resisti, subi e comecei a pedalar de leve. Foi uma delícia.

Dália em sua primeira volta de bicicleta (Fotos: Arquivo Pessoal)

Dália em sua primeira volta de bicicleta (Fotos: Arquivo Pessoal)

Algum tempo depois fui atrás de uma bicicleta pensando, acima de tudo, em poder levar minha filha até os parques e pracinhas perto de casa e também para passearmos na então recém-inaugurada ciclofaixa. Pesquisei muito antes de escolher o modelo ideal e o tipo de cadeirinha que usaria e, de lá pra cá, a prática me mostrou outros macetes importantes para quem leva um pequeno caronista.

bicicleta

Resolvi reunir essas informações em uma lista para ajudar pais que estejam neste momento de começar a levar o filho junto nas pedaladas. Para melhorar o conteúdo, também tirei dúvidas com quem definitivamente entende do assunto: Willian Cruz, cicloativista e responsável pelo site mais bacana de dicas práticas de bike que conheço, o Vá de Bike (https://vadebike.org/).

Continua após a publicidade

Escolha a bike certa

Nem sempre aquele modelo incrível que você tem em mente ou sua mountain bike que está encostada na garagem vão comportar bem uma cadeirinha. Os modelos frontais, ideais para bebês e crianças até três anos, geralmente fixam bem em bikes de passeio que são robustas e têm espaço suficiente entre o banco e o guidão. Já alguns modelos de cadeirinha traseira exigem que a bicicleta tenha bagageiro. De qualquer forma, você vai precisar testar cada bike (se ainda não tem uma) com modelo de cadeirinha para ver se dá certo. Se você já tem uma magrela, vá com ela na loja para escolher uma cadeirinha que se adeque e evite surpresas.

A cadeirinha dianteira da Polisport é um dos modelos que têm encosto para as costas e cinto de três pontos (Foto: Reprodução)

A cadeirinha dianteira da Polisport é um dos modelos com encosto para as costas e cinto de três pontos (Foto: Reprodução)

Avalie as opções de cadeirinha

Continua após a publicidade

Escolhi uma dianteira porque minha filha tinha menos de dois anos na época e queria ficar de olho nela durante o passeio. Outra vantagem de levar a criança na frente é que você consegue ir batendo papo durante o trajeto. Para evitar acidentes, combinei que ela não poderia de jeito nenhum mexer no guidão (para não ter risco de virar a bike por conta própria), mas arrumei uma buzina para ela se divertir a cada ultrapassagem.

O William deu um conselho para quem está procurando este equipamento agora: “Prefira um modelo resistente e robusto, que segure bem o corpo da criança. Há cadeirinhas que não apoiam muito bem as costas, dependendo de que a criança segure em um apoio o tempo todo. Essas não são recomendadas. É importante também que haja um cinto de segurança que a prenda bem, de preferência passando sobre os ombros, além da cintura”, disse ele.

Outro ponto levantado por ele: as cadeirinhas frontais geralmente suportam até 15kg (o fabricante deve indicar a limitação), mas, assim que a criança tiver firmeza, já pode ser passada para o modelo de trás, menos incômodo para o ciclista.

Tenha consciência das limitações

Continua após a publicidade

Levar o filho na bike significa, obviamente, carregar um sobrepeso que pode ser considerável. Se você não está com a pedalada em dia, avalie se o trajeto escolhido tem muitas inclinações ou se é muito longo. Também fuja das passarelas de acesso e saída da ciclovia da Marginal Pinheiros que exigem que você desmonte e carregue a bike em uma espécie de canaleta.

Além de planejar, é bom saber que a cadeirinha de modo geral desestabiliza a bike e o modelo dianteiro, inclusive, limita bastante a mobilidade em curvas e manobras. “Você deve tomar mais cuidado com buracos, que podem desequilibrá-la, e não deve subir e descer guias, por exemplo”, alerta Willian.

Capacete: indispensável para os pequenos (Foto: Site Ciclofaixa.com.br)

Capacete: indispensável para os pequenos (Foto: Site Ciclofaixa.com.br)

Dicas finais para tudo correr bem

Continua após a publicidade

-Evite os horários de muito sol

– Leve sempre uma garrafa de água, de preferência gelada em embalagem térmica

– Comece com calma: primeiro trajetos curtinhos, para a criança ir se acostumando

– Nunca leve a criança com sono: o efeito da bike é o mesmo de passear de carrinho para uma criança que está sonada (já aconteceu da Dália dormir e, juro, não recomendo pra ninguém)

Continua após a publicidade

– Associe o rolê de bike a outra coisa que a criança adora, como ir no balanço de um parque ou tomar sorvete. O passeio vai ficar ainda mais gostoso.

– Ao contrário do que muita gente pensa, o uso de capacete não é obrigatório. Mas quando se trata de crianças ele é muito recomendável: “em caso de queda, a criança não conseguirá se proteger com as mãos como um adulto faria, e a chance de bater a cabeça é grande”, explica Willian.

VEJA TAMBÉM:

+ Livraria da Vila tem programação gratuita até o fim do mês

+ Loja especializada em modelismo atrai pais e filhos

+ O que fazer com a garotada nas férias

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.