Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Saiba como evitar as câimbras durante a corrida

Atendendo a pedidos dos leitores aqui do blog, vamos falar de um assunto que assombra muitos corredores e pessoas que praticam outras atividades físicas: a câimbra. Para entrar bem no assunto, resolvi abrir espaço para um amigo, o Dr. Gustavo Magliocca, especializado em medicina do esporte e do exercício pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 22h41 - Publicado em 24 fev 2014, 16h12
As câimbras podem ser evitadas se o corpo estiver bem hidratado. Foto: Latinstok

As câimbras podem ser evitadas se o corpo estiver bem hidratado. Foto: Latinstok

Atendendo a pedidos dos leitores aqui do blog, vamos falar de um assunto que assombra muitos corredores e pessoas que praticam outras atividades físicas: a câimbra.

Para entrar bem no assunto, resolvi abrir espaço para um amigo, o Dr. Gustavo Magliocca, especializado em medicina do esporte e do exercício pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. Confiram as dicas dele para evitar essa dor tão chata e o que fazer no caso de ser surpreendido durante os exercícios.

+ Saiba se existe um limite de idade para praticar corrida

Definida como um espasmo involuntário intenso e persistente dos músculos, normalmente muito doloroso, a câimbra pode durar de alguns segundos até vários minutos, atingindo uma ou mais partes do corpo de uma só vez. Nos corredores, os músculos mais atingidos são: panturrilhas, músculos anteriores e posteriores da coxa, pés e abdômen.

Continua após a publicidade

Causas

Acredita-se que elas estejam relacionadas a uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos, provocada por inúmeros gatilhos, sendo a fadiga muscular o mais importante.

Durante o estado de fadiga (o chamado descanso) há um desbalanço de água e eletrolitos da célula muscular, que piora bastante em dias mais quentes e úmidos. Essas alterações podem ser anda pioradas se houver um baixo fornecimento energético ocasionada pela falta de glicose ou um aumento da intensidade da própria atividade.

Além da desidratação, da intensidade e do fornecimento energéticos, alguns outros fatores podem tornar mais comuns tais episódios como: estados febris, gestação, diabetes, doenças vasculares, doenças renais crônicas, doenças distróficas dos músculos e medicamentos como diuréticos, broncodilatadores (para controle de asma), estatinas (para controle do colesterol), anti-hipertensivos, entre outros.  

Continua após a publicidade

Muito se comenta também sobre a falta de potássio como causa de câibras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais importantes e comuns de câibras do que falta de potássio.

Como evitar?

Apesar de muito temida, a câibra podem ser facilmente evitada. Se um espasmo muscular deste tipo ocorrer durante seu treino ou prova, a primeira dica é: não caia no chão se alongando! Isso pode gerar um estímulo que significa mais excitação às fibras musculares. Eleve o seu ritmo, mantendo-se, se possível, em movimento.

Para fugir das câibras esteja atento a seu estado de hidratação e a seu suporte de carboidratos antes, durante e após a corrida. Evite ritmos mais intensos que o programado por seu treinador e esteja atento aos primeiros sinais de cansaço.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.