Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Muita gente está queimando etapas na hora da prática esportiva

Não se pensa em evoluir e, sim, em terminar, custe o que custar

Por Marcos Paulo Reis
30 nov 2017, 16h53

Fazer uma atividade física é fundamental para uma vida saudável: começar a correr, nadar, pedalar ou o que for. E evoluir é natural. Só que tem gente atropelando esse processo. Algumas pessoas estão perdendo o respeito pelas distâncias e pelas exigências de uma prova de endurance.

– Correr uma maratona? Claro! Nem que seja para fazer em seis horas, eu termino!

– Era obeso e coloquei como meta de emagrecimento concluir um Iromnan. Fui lá e fiz!

– Estou inscrito para minha primeira ultramaratona. Quando eu comecei a correr? Há uns seis meses…

Tenho ouvido cada vez mais isso por aí. Vejo muita gente falando e achando que tudo é possível. Não se pensa em evoluir e, sim, em terminar, custe o que custar. Respeitam cada vez menos a distância, a fisiologia, os limites. E mais: ignoram as chances de algo dar errado.

Continua após a publicidade

No triatlo, por exemplo, a natação é uma modalidade bastante delicada e que exige muito conhecimento e respeito pelos limites. Se um atleta preparado tem dificuldade diante de uma adversidade na água, imagine o indivíduo que nada “mais ou menos”… O problema dobra, triplica. E uma fatalidade pode acontecer. Nesse caso a responsabilidade não pode ser atribuída ao organizador da prova.

É preciso conhecer e respeitar suas condições físicas, seu condicionamento e até seu momento de vida. Não é só para terminar uma prova mais exigente levando muito mais tempo do que o considerado saudável – é preciso estar preparado para ela. É preciso entender que performance é um processo, que leva tempo. Embarcar em uma competição submetendo o corpo a um desgaste maior do que se deve, é dar chance para o azar.

Para enfrentar desafios no esporte tem que evoluir gradativamente: treinar direito, passar por avaliação médica, estar em boa condição física, ter simulado o esforço anteriormente, ter aval de seu técnico. Livre de problemas ninguém nunca vai estar. Mas essa é uma maneira de evitar o pior.

Não queremos excluir ninguém do esporte, nem limitar sonhos. Queremos apenas cuidar e transformar esses sonhos em uma experiência saudável e positiva. Como sempre digo: não há glória nenhuma em ser um herói morto!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.