Por que os “pipocas” nas corridas de rua devem ser combatidos

Continuamos a ver casos de má fé e de má educação em meio ao nosso esporte

Entra ano, sai ano, discutimos a questão dos chamados “pipocas” nas provas. E o assunto vem à tona especialmente na São Silvestre, cuja organização combate essa má prática esportiva há tempos. Em 2017, com mais rigor e fiscalização, o número de corredores não inscritos que se aproveitam da estrutura felizmente diminuiu. Porém, continuamos a ver casos de má fé e de má educação em meio ao nosso esporte.

A polêmica da vez, que foi notícia nos mais variados meios de comunicação, foi a “clonagem de números de peito”. A partir de uma inscrição oficial, um grupo de corredores multiplicou o número e cerca de doze pessoas correram com a cópia falsificada. Atitude completamente errada e antidesportiva!

É como se você falsificasse o convite de uma festa para a qual não foi convidado. Alunos de uma equipe esportiva do interior de São Paulo, os fraudadores colocaram em maus lençóis inclusive o dono da assessoria. Que os responsáveis sejam punidos, sim. Alguém teve a ideia e outros a colocaram em prática. Mas que a apuração do caso seja feita com critério e justiça. O que aconteceu ali tem de ser bem averiguado, antes de saírem penalizando a todos sem distinção.

Veja também

Nós, treinadores, temos de ser firmes em orientar: não corra sem número, sem ter inscrição, não repasse seu número sob hipótese alguma. Falamos, pegamos no pé, explicamos as razões. Mas não temos controle sobre o que os alunos fazem usando nosso uniforme.

A educação, a base deveriam vir de casa, da formação familiar. Na escola, na assessoria, nós orientamos e buscamos passar nossos princípios de ética, respeito, honestidade, esportividade. Colaboramos para formar cidadãos responsáveis. Mas todos têm de fazer sua parte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s