Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Por que os “pipocas” nas corridas de rua devem ser combatidos

Continuamos a ver casos de má fé e de má educação em meio ao nosso esporte

Por Marcos Paulo Reis
Atualizado em 9 jan 2018, 15h45 - Publicado em 9 jan 2018, 15h45

Entra ano, sai ano, discutimos a questão dos chamados “pipocas” nas provas. E o assunto vem à tona especialmente na São Silvestre, cuja organização combate essa má prática esportiva há tempos. Em 2017, com mais rigor e fiscalização, o número de corredores não inscritos que se aproveitam da estrutura felizmente diminuiu. Porém, continuamos a ver casos de má fé e de má educação em meio ao nosso esporte.

A polêmica da vez, que foi notícia nos mais variados meios de comunicação, foi a “clonagem de números de peito”. A partir de uma inscrição oficial, um grupo de corredores multiplicou o número e cerca de doze pessoas correram com a cópia falsificada. Atitude completamente errada e antidesportiva!

É como se você falsificasse o convite de uma festa para a qual não foi convidado. Alunos de uma equipe esportiva do interior de São Paulo, os fraudadores colocaram em maus lençóis inclusive o dono da assessoria. Que os responsáveis sejam punidos, sim. Alguém teve a ideia e outros a colocaram em prática. Mas que a apuração do caso seja feita com critério e justiça. O que aconteceu ali tem de ser bem averiguado, antes de saírem penalizando a todos sem distinção.

Nós, treinadores, temos de ser firmes em orientar: não corra sem número, sem ter inscrição, não repasse seu número sob hipótese alguma. Falamos, pegamos no pé, explicamos as razões. Mas não temos controle sobre o que os alunos fazem usando nosso uniforme.

A educação, a base deveriam vir de casa, da formação familiar. Na escola, na assessoria, nós orientamos e buscamos passar nossos princípios de ética, respeito, honestidade, esportividade. Colaboramos para formar cidadãos responsáveis. Mas todos têm de fazer sua parte.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.