Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Olhe por onde você corre

O asfalto está ali, disponível, a qualquer hora… E lá vai você, dia após dia, correndo e causando impacto ao seu corpo. Quem não fica atento pode se machucar, principalmente o entusiasmado iniciante que imagina que só existe a rua como possibilidade. Sabia que assim como variar os tênis que você usa é preciso variar […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 10h38 - Publicado em 28 Maio 2013, 18h39

FOTO: Latinstock

O asfalto está ali, disponível, a qualquer hora… E lá vai você, dia após dia, correndo e causando impacto ao seu corpo. Quem não fica atento pode se machucar, principalmente o entusiasmado iniciante que imagina que só existe a rua como possibilidade. Sabia que assim como variar os tênis que você usa é preciso variar os terrenos por onde você corre? Além de quebrar a rotina, é bom para trabalhar a estabilidade e a adaptação do corpo aos diferentes pisos, ajudando ainda a prevenir lesões. Conheça as características dos variados tipos e inclua-os regularmente em seus treinos:

Grama: é um piso de característica macia, já que as folhas e a terra servem como atenuante e geram maior amortecimento na hora da pisada. Indicado para treinos regenerativos. O problema podem ser os buracos ou obstáculos pelo caminho que provocariam tombos ou torções.

Pista de atletismo: é composta por camadas de borracha que permitem certo amortecimento sem comprometer a propulsão. Piso seguro também em função de sua regularidade na superfície, diminuindo bastante as chances de traumas. Excelente para treinos de ritmo e de tiro.

Esteira: nela é possível controlar a velocidade e o tempo, com a vantagem ainda de causar impacto menor que no asfalto. Perfeita para dias frios ou chuvosos. Mas para que não fique monótono, melhor que seja utilizada em dias de treinos não muito longos.

Continua após a publicidade

Cascalho (ou pedrisco): esse piso permite boa dissipação do impacto em função das pedras não estarem fundidas, como ocorre no concreto. Se tiver alguma pista ou trilha assim próxima a você, corra em dias de rodagem.

Areia: a fofa tem grande capacidade de absorção de impacto, mas também exige muito mais no momento da propulsão. Opte por ela se tiver como objetivo o desenvolvimento da capacidade de força na corrida.

Asfalto (rua): para essa superfície de característica dura, são indicados os treinamentos de velocidade e os longos de final de semana. Se for correr na rua mesmo, além de ter cuidado com o trânsito, fique atento para não ficar muito próximo ao meio-fio – o que pode sobrecarregar as estruturas ligamentares dos tornozelos e joelhos, principalmente do membro que está mais perto da calçada. Por ser o piso que está mais à disposição dos corredores, é também o mais utilizado. Mas procure variar para que o impacto constante não favoreça lesões.

Concreto: é o mais rígido dos pisos. Sua rigidez pode ser muito maior, comparada a um piso de borracha. Não é dos mais indicados para a corrida, principalmente as mais longas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.