Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Faz bem tomar energético antes de praticar exercícios físicos?

Escuto muita gente falando: “quero ficar mais disposto” ou “quero turbinar minha performance”. E, nessa onda, associam as bebidas energéticas aos exercícios, além de uma possível aceleração do emagrecimento ao consumi-las. + Como escolher um tênis bom e barato para correr ou caminhar O que poucos sabem é que a maioria dessas bebidas contém quantidade de […]

Por Marcus Oliveira Atualizado em 26 fev 2017, 20h51 - Publicado em 25 set 2014, 13h54
Uso de energético antes

Uso de energético antes do exercício não ajuda a melhorar sua performance e pode causar problemas renais

Escuto muita gente falando: “quero ficar mais disposto” ou “quero turbinar minha performance”. E, nessa onda, associam as bebidas energéticas aos exercícios, além de uma possível aceleração do emagrecimento ao consumi-las.

+ Como escolher um tênis bom e barato para correr ou caminhar

O que poucos sabem é que a maioria dessas bebidas contém quantidade de cafeína equivalentes a duas xícaras de café, além de um aminoácido chamado taurina, que teria a capacidade de potencializar o efeito estimulante. Essa substância é usada em energéticos devido ao seu efeito desintoxicante, facilitando a eliminação de substâncias que não são mais utilizadas para o corpo pelo fígado.

As reações também variam muito de indivíduo para indivíduo – para alguns, essas bebidas energéticas podem aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, por exemplo.

Continua após a publicidade

O uso demasiado intensifica também os efeitos da insulina no corpo, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo – que só ocorre diante de uma alta intensidade energética. Mas especialmente pessoas com problemas renais ou hepáticos devem consultar um médico antes do consumo – seja na hora de fazer exercício ou em qualquer outro momento do dia.

+ Quatro dicas que vão te ajudar a acordar cedo para correr

Sem orientação de um profissional da saúde ou nutricionista, você não deve experimentar nada diferente, ainda mais se o consumo estiver associado ao esforço físico. Portanto, quer melhorar seu desempenho com saúde? Durma bem, alimente-se de forma variada e equilibrada e treine com regularidade.

Essa é a fórmula para dar um up na sua performance, para perder peso, enfim, para ficar em forma e com saúde. Poções mágicas não existem – tomar um energético antes da atividade física não vai resolver seu problema. 

Saiba onde encontrar bons parques para gastar a sua sola página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM

Continua após a publicidade

Publicidade