Clique e assine por apenas 5,90/mês
Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Adianta fazer exercício só aos finais de semana?

Dicas para os atletas de sábado e domingo

Por Marcos Paulo Reis - Atualizado em 12 abr 2017, 13h03 - Publicado em 12 abr 2017, 12h58

Certos períodos da vida são especialmente complicados e a atividade física acaba sendo colocada de lado. Eu entendo. Você tem de se desdobrar em dez para dar conta do trabalho, dos estudos, da família… O resultado é que sobra apenas o final de semana para se exercitar. E lá vai você para o parque para correr, jogar bola, pedalar.

Atleta de final de semana, porém, precisa ter cuidado para não se machucar e complicar ainda mais a rotina. Em primeiro lugar, não adianta querer fazer no sábado e no domingo todo o exercício que você não conseguiu praticar de segunda à sexta. Fisiologicamente não é ideal para as estruturas cardíacas e musculares, porque o tempo de recuperação é muito reduzido. Tente se organizar e planejar, por exemplo, uma caminhada às terças e aos sábados.

Agora, se não tiver jeito e só restar o final de semana… Pouco é melhor do que nada: afinal, o sedentarismo, aliado à má alimentação, configura a principal causa do excesso de peso, o que pode levar ainda a doenças cardíacas, hipertensão e diabetes.

Mas mesmo esse pouco deve ser bem orientado para que você colha benefícios para a saúde. Prefira atividades como caminhar ou pedalar – que não causam tanto impacto – e não exagere na intensidade e no tempo. Sempre respeite seus limites.

Tenha em mente que praticar exercícios só aos finais de semana deve ser algo temporário. O melhor é você se planejar e incorporar a atividade física em seu dia a dia. Aos poucos, com o corpo se adaptando e o condicionamento físico melhorando, amplie essa rotina. Com um pouco de planejamento, é possível encaixar trinta a quarenta minutos de exercício na agenda, não?

Continua após a publicidade
Publicidade