Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Dicas para se dar bem nas corridas de obstáculos, a nova moda entre os fortões

Cada vez mais o corredor procura novidades para se desafiar. Para muitos não basta fazer uma maratona ou desbravar uma montanha. É preciso enfrentar uma verdadeira operação de guerra. E é essa a sensação que se tem com as corridas de obstáculos, modalidade inspirada nos exercícios militares realizados fora do país e que chegou com tudo por aqui. […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 18h47 - Publicado em 30 jan 2015, 16h54

Corrida obstaculo (2)

Cada vez mais o corredor procura novidades para se desafiar. Para muitos não basta fazer uma maratona ou desbravar uma montanha. É preciso enfrentar uma verdadeira operação de guerra. E é essa a sensação que se tem com as corridas de obstáculos, modalidade inspirada nos exercícios militares realizados fora do país e que chegou com tudo por aqui.

+ Quer começar a correr? Saiba como dar o primeiro passo

Entre um deslocamento e outro, o participante tem de rastejar por baixo de arame farpado e lama, correr entre labaredas, cruzar barreiras de água e escalar paredes, entre outros perrengues. Se você anda animado com a ideia, é bom ficar atento a alguns detalhes para se divertir com segurança. Confira:

1) Objetivo: a primeira coisa é entender que a última preocupação nessa prova é correr. Sim, tem que ser ágil e tentar ser rápido, mas dificilmente você vai encaixar um ritmo como na corrida de rua. Ou seja, esqueça o relógio – preocupe-se apenas em chegar.

Continua após a publicidade

Corrida obstaculo (1)

2) Cordenação: o trabalho motor é bem diferente daquele que você faz em provas convencionais. Nessas competições, você é obrigado a fazer mudanças bruscas de direção, deslocamentos, saltos, movimentos de sustentação do corpo e de impulsão. Por isso, a preparação física também deve ser diferente. Só a musculação pode não ser suficiente. Treinos funcionais ou de circuito e crossfit ajudam a trabalhar equilíbrio, força, impulsão, sustentação e agilidade.

3) Atenção: a corrida de obstáculo também exige estratégia. Estude o percurso e os obstáculos e veja se tem condições de enfrentá-los.

Corrida obstaculo (3)

Continua após a publicidade

4) Preparo: para encarar uma prova dessas, você precisa de energia. A preparação inclui uma dieta equilibrada que garanta forças para os treinos e, especialmente, para o dia D.

5) Trajes: até a roupa que você vai usar precisa ser bem escolhida. Evite peças muito largas, que podem enroscar nos obstáculos. Prefira as que não impedem os movimentos, como legging e bermudas justas, e opte por camisetas com tecidos tecnológicos que são leves e não retém o suor.

6) Pés: igualmente os tênis devem ser confortáveis, resistentes e com bom amortecimento. Um modelo voltado à corrida de aventura é o ideal.

Animado para começar a mexer o corpo? Saiba também onde encontrar bons parques para praticar na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.