Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Corra no parque: tem sempre um perto de você

Pela segurança e pela atmosfera agradável, os parques são as melhores opções para treinar em São Paulo. A cidade oferece várias opções. Reuni os parques que considero mais apropriados para a prática da corrida e que têm boa infra-estrutura para seu maior conforto. Parque do Ibirapuera: é o mais importante e famoso parque urbano de […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 10h55 - Publicado em 7 Maio 2013, 12h56

Pela segurança e pela atmosfera agradável, os parques são as melhores opções para treinar em São Paulo. A cidade oferece várias opções. Reuni os parques que considero mais apropriados para a prática da corrida e que têm boa infra-estrutura para seu maior conforto.

Ibira: a volta do lago tem cerca de 3.000 metros (Foto: Marcelo Stapafora)

Parque do Ibirapuera: é o mais importante e famoso parque urbano de São Paulo. Há movimento de corredores o dia todo, mas a maior concentração acontece logo pela manhã e no final da tarde. A volta do lago tem cerca de 3000 metros; a volta da grade, um percurso mais rústico em meio à uma trilha, 6000 metros; e ainda há a pista de cooper, com piso de pedrisco, com cerca de 1500 metros. Banheiros bem cuidados e bebedouros estão ao alcance de todos. O parque conta ainda com ciclovias e quadras. Dependendo do horário, o estacionamento fica lotado e requer talão de zona azul.

Villa-Lobos: trajetos planos e arborizados (Foto: Elaine Cristina Mendes)

Parque Villa-Lobos: localizado no bairro de Alto de Pinheiros, tem trajetos planos e arborizados para caminhada e corrida, de 3500 a 3950 metros. A área de lazer inclui ainda 1500 metros de ciclovia, aparelhos para ginástica, tabelas de basquete, quadras de futebol de salão e tênis, entre outras coisas. Também é fácil encontrar banheiros, bebedouros e lanchonete.

Continua após a publicidade

Parque do Povo: pequeno, bem cuidado e gostoso, fica no Itaim. É uma opção para quem quer fugir do burburinho do Ibirapuera e do Villa-Lobos. Tem pista de caminhada e corrida com 1400 metros, além de quadras poliesportivas  e aparelhos de ginástica.

Parque Anália Franco (CERET): opção agradável na zona leste para fazer bons treinos de subidas, com percurso de 1500 metros. Banheiro e bebedouro à disposição e estacionamento grátis.

Água Branca: subidas e descidas ajudam a quebrar a monotonia (Foto: Cida Souza)

Parque da Água Branca: localizado na zona oeste, tem percurso de 1300 metros. Sim, é pequeno, mas as subidas e descidas ajudam a quebrar a monotonia, em meio a muitas árvores e cantos de passáros.

Continua após a publicidade

Parque Alfredo Volpi: localizado no bairro de Cidade Jardim, na zona oeste da cidade. Vazio e bem cuidado, você pode correr pelo bosque, em um percurso de aproximadamente 2000 metros. Indico para corredores mais avançados, já que predomina terreno íngreme, com muita subida. Dá para estacionar gratuitamente dentro do parque. Há banheiro e alguns bebedouros, mas é melhor garantir a hidratação levando sua própria garrafinha de água.

USP: não é um parque, mas é o ponto de encontro da turma da corrida para treinos mais longos, principalmente aos sábados. As opções de distância são 6000 metros, 8000 metros e 10000 metros – este último percurso inclui a temível subida da Biologia, trecho de quase 1000 metros e inclinação forte. Os corredores não podem usar os banheiros dos prédios das faculdades, restando como opção os que estão instalados no Bosque. Também não existem bebedouros pelo caminho. A opção é levar sua própria hidratação ou contar com a infra-estrutura das assessorias esportivas que por lá atuam.

Você corre por esses parques? O que acha deles? Quer indicar algum outro próximo a sua região? Deixe seu recado nos comentários!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.