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Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Como melhorar o seu desempenho na caminhada leve ou pesada

Muita gente que passa por aqui pede que eu fale um pouco mais sobre caminhada. Até porque, por mais que seja uma atividade simples, existem muitas dúvidas a respeito do tema. Que é um exercício ótimo, não existe a menor dúvida. Só que é preciso algum método para que os benefícios realmente apareçam. Sim, é preciso […]

Por Marcus Oliveira Atualizado em 26 fev 2017, 22h31 - Publicado em 14 mar 2014, 21h29
a caminhada pode ser dividida nas seguintes categorias: leve ou confortável e esportiva ou rápida. Foto: Latinstok

A caminhada pode ser dividida nas seguintes categorias: leve ou confortável e esportiva ou rápida. Foto: Latinstok

Muita gente que passa por aqui pede que eu fale um pouco mais sobre caminhada. Até porque, por mais que seja uma atividade simples, existem muitas dúvidas a respeito do tema. Que é um exercício ótimo, não existe a menor dúvida. Só que é preciso algum método para que os benefícios realmente apareçam. Sim, é preciso saber caminhar. 

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Para começar, ela pode ser dividida em: leve ou confortável e esportiva ou rápida. Separei algumas dicas para quem pretende começar agora e também aqueles que já estão praticando e pretendem dar uma turbinada nos treinos:

LEVE

Iniciantes: para você que começou agora entender como deve ser o seu ritmo, é aquela caminhada que você faz numa boa, podendo conversar tranquilamente com uma pessoa a seu lado. A intensidade é baixa, o que não gera um grande aumento da frequência cardíaca (o número de batimentos cardíacos em um minuto);

Distância: Em geral, o caminhante em ritmo leve percorre 1 quilômetro em torno de 15 minutos;

Tempo: o período que você vai ficar nesse estágio da caminhada leve é variável, mas gira em torno de quatro a seis semanas. É preciso ir devagar no início para o corpo poder se acostumar;

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Rotina: é por meio da caminhada leve que a gente começa a tomar consciência e a entender os movimentos das passadas, que, aqui, são menores.

RÁPIDA

Treinados: a caminhada esportiva ou rápida é mais acelerada. O bate papo começa a ficar mais difícil – e até é recomendado que você não converse para poupar seu fôlego e perceber melhor seu corpo; 

Distância: você será capaz de fazer 1 quilômetro em torno de 10 a 12 minutos caminhando rápido;

Tempo: pela minha experiência, digo que o tempo médio de transição da caminhada rápida para o trote contínuo (que é uma corrida lenta), a próxima etapa de sua evolução, é de seis a oito semanas.

Corpo: nesse segundo degrau, você já começa a usar os braços, que ficam semiflexionados em ângulo de 90 graus – eles auxiliam na coordenação e no equilíbrio;

Emagrece: Como os movimentos são mais intensos, sua frequência cardíaca sobe também, assim como o gasto calórico;

Saiba também: onde encontrar bons parques para caminhar e outros lugares para praticar atividade física na cidade em nossa página de Esporte.

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