Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Cinco dicas para evitar imprevistos durante uma corrida

No último domingo (23) recebi a triste notícia da morte do engenheiro Hélio Kinoshita, de 52 anos, durante uma corrida de rua. Ele participava de uma meia maratona em Campinas, sofreu um mal súbito, caiu próximo ao 19º quilômetro de prova e, embora socorrido pela equipe médica, não resistiu. Nas redes sociais, Hélio exibia uma […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 22h23 - Publicado em 27 mar 2014, 12h55
Hélio Kinoshita morreu durante uma meia maratona em Campinas. Foto: Reprodução / Facebook

Hélio Kinoshita morreu durante uma meia maratona em Campinas. Foto: Reprodução / Facebook

No último domingo (23) recebi a triste notícia da morte do engenheiro Hélio Kinoshita, de 52 anos, durante uma corrida de rua. Ele participava de uma meia maratona em Campinas, sofreu um mal súbito, caiu próximo ao 19º quilômetro de prova e, embora socorrido pela equipe médica, não resistiu. Nas redes sociais, Hélio exibia uma ótima aparência e era realmente adepto do esporte.

De sedentária a maratonista: mulher transforma a rotina com a corrida

Não foi essa prova, não foi o esforço feito durante essa corrida específica que o matou. Tem gente que morre na musculação ou fazendo spinning, por exemplo. Portanto, é preciso uma investigação minuciosa sobre o histórico de saúde do corredor, sintomas e outros detalhes antes de qualquer julgamento precipitado.

Continua após a publicidade

O que eu posso falar, isso sim, é como tentar evitar problemas na prática esportiva. Vamos a algumas dicas:

1. Esteja com seus exames médicos atualizados. Embora isso não garanta 100% que você não vai passar mal durante um treino ou prova, pelo menos é uma forma de saber como anda sua saúde e quais as medidas que devem ser tomadas para corrigir eventuais problemas.

2. Hidrate-se e alimente-se adequadamente, levando em conta também a temperatura no dia, seja em um treino ou uma prova.

Continua após a publicidade

3. Preste atenção a seu ritmo e a seus limites: por mais que você queira se superar e bater seu recorde, é importante saber o que você está fazendo e como está fazendo. Não há nada de nobre em ser um herói morto.

4. Se no dia da prova você acordou sentindo mal-estar ou mesmo um leve desconforto, por mais que tenha sonhado estar nesse evento, considere não correr.

5. O tempo todo o corpo dá sinais: pare se tiver indícios de dor de cabeça, tontura, vista turva ou cólica. Coração disparado e cansaço muito além do normal também são sinais de alerta. Na dúvida, é melhor interromper sua corrida e procurar auxílio médico.

Continua após a publicidade

Saiba também onde encontrar bons parques para correr na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.