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Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Cinco dicas para dormir melhor e turbinar sua performance nos treinos

Descanso também é treino, sabia? Aliás, esse é um dos princípios básicos do treinamento esportivo. Quem dorme bem apresenta melhor desempenho e até melhores indicadores cardíacos, além de manter os hormônios balanceados. + Como a corrida pode ajudar a melhorar o seu desempenho na rotina de trabalho Afinal, um corpo descansado, que passou por todas as […]

Por Marcus Oliveira Atualizado em 26 fev 2017, 18h16 - Publicado em 23 mar 2015, 18h52

Descanso também é treino, sabia? Aliás, esse é um dos princípios básicos do treinamento esportivo. Quem dorme bem apresenta melhor desempenho e até melhores indicadores cardíacos, além de manter os hormônios balanceados.

+ Como a corrida pode ajudar a melhorar o seu desempenho na rotina de trabalho

Afinal, um corpo descansado, que passou por todas as etapas do sono reparador, torna-se fisiologicamente equilibrado.O número de horas dormidas pode variar de pessoa para pessoa, mas o sono tem de ser tranquilo e sem interrupções.

Se você treina pela manhã e teve uma noite daquelas, com sono agitado, ou acorda com a sensação de que não descansou nem cinco minutos, melhor repensar o exercício naquele momento. Talvez você deva adiar a atividade ou, pelo menos, não pegar tão pesado.

Se seu treino é à noite, também é preciso observar se o cansaço do dia vai comprometer seu desempenho e se o estímulo do exercício noturno pode afetar seu descanso. Uma coisa é fato: para dormir melhor é preciso criar hábitos.

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Confira algumas dicas que podem ajudar:

1) Trace uma rotina: tente dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias;

2) Coma certo: evite comer em horário próximo ao de dormir. Se você treinou, faça uma refeição leve. Evite alimentos gordurosos, doces, café, refrigerantes, álcool e cigarro;

3) Relaxe: na hora de dormir procure esvaziar a mente, deixe os problemas fora da cama;

4) Arrume o ambiente: sono de qualidade pede ausência de luz e de barulho, temperatura agradável (entre 17 e 20º C), além de colchão e travesseiro confortáveis;

5) Se jogue!: um banho quente antes de se deitar ajuda a relaxar.

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