Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Atividade física é aliada para prevenir e até brecar o diabetes

Aposte em movimentar seu corpo

Por Marcos Paulo Reis
Atualizado em 4 jul 2018, 19h05 - Publicado em 4 jul 2018, 19h00

O dia precisava ter 48 horas – 24 parecem não ser suficientes, diante de tanta coisa para fazer. Nessa agenda apertada, falta tempo também para atividade física. Tudo é desculpa para deixar para lá: o trabalho, a família, o frio, o calor. A correria, o stress, a vida social, tudo isto nos deixa tão cansados que pensar em “gastar” o tempo com atividades que exigem esforço parece ilógico. Errado! O exercício é fundamental na vida. Traz bem-estar e prazer. E não é só questão de estética, mas principalmente de efeitos positivos a médio e longo prazos nos aspectos fisiológicos e psicológicos.

Entre os benefícios estão a potencialização da capacidade cardiovascular, melhora da autoestima, controle de peso, alívio do stress e aumento da densidade óssea e da produtividade em geral. Mais: a atividade física tem a propriedade de equilibrar e promover uma regulação em todos os sistemas corporais e, por isto, é indicada em casos de prevenção e tratamento de doenças como hipertensão, diabetes e osteoporose.

Em relação à diabetes em especial, suar a camisa é importante tanto para prevenir quanto para evitar o avanço da doença. Até porque existe uma forte conexão entre obesidade e diabetes. Com dias ocupadíssimos, a gente acaba dando atenção a mil e uma outras coisas, não faz exercício com regularidade e, se bobear, ainda passa a maior parte do tempo sentado. Só que não tem saída. Sem atividade física, fica complicado para o diabético manter as taxas de glicose equilibradas. Quando a malhação passa a fazer parte da rotina, com orientação e acompanhamento – de educador físico e médico -, os bons resultados surgem rapidamente.

Para quem está na zona de risco (os pré-diabéticos), colocar  o exercício na ordem do dia pode ser a melhor estratégia para evitar de fato a doença. Isso porque quando botamos o corpo em movimento, células e músculos pedem mais energia, ou seja, mais glicose. No entanto, o açúcar que ficaria circulando é gasto durante a atividade e até doze horas depois. Ou seja, você dá sua corridinha, toma seu banho, sente aquela energia boa e disposição para o dia e, enquanto isso, as reações químicas disparadas durante o exercício continuam dando conta da glicose no corpo.

Continua após a publicidade

É possível brecar o avanço do diabetes e ter mais qualidade de vida. Mas isso passa por ajustes na rotina diária – e um desses ajustes tem o nome de atividade física. É fato. É possível. É viável. Experimente!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.