Imagem Blog

Cine Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo sobre cinema, estreias e os melhores filmes
Continua após publicidade

Na disputa pelo Oscar

Por Miguel Barbieri Jr. A cerimônia de entrega do prêmio máximo da indústria cinematográfica ocorre em 26 de fevereiro. Neste ano, nove longas-metragens concorrem à estatueta principal. Confira as quinze fitas que tiveram ao menos uma indicação nas categorias mais importantes (melhor filme, diretor, ator e atriz). Em cartaz “O Espião que Sabia Demais” No […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 12h41 - Publicado em 20 fev 2012, 12h00

Por Miguel Barbieri Jr.

A cerimônia de entrega do prêmio máximo da indústria cinematográfica ocorre em 26 de fevereiro. Neste ano, nove longas-metragens concorrem à estatueta principal. Confira as quinze fitas que tiveram ao menos uma indicação nas categorias mais importantes (melhor filme, diretor, ator e atriz).

Em cartaz


“O Espião que Sabia Demais”

No papel de um agente que deve descobrir um espião a serviço dos soviéticos em 1973, o inglês Gary Oldman foi indicado pela primeira vez em sua carreira. Além de melhor ator, o filme, cartaz de treze salas, também concorre a melhor roteiro adaptado e trilha sonora.


“Cavalo de Guerra”

O diretor e produtor Steven Spielberg ficou de fora com a animação “As Aventuras de Tintim”, mas recebeu seis indicações com seu drama de guerra: melhor filme e mais cinco categorias técnicas. Estrelada pelo jovem estreante Jeremy Irvine, a fita ainda pode ser vista em seis cinemas.



“Os Descendentes”
George Clooney tem um Oscar de coadjuvante (por “Syriana”) e está na briga da categoria principal pela terceira vez. A fita ainda entrou no páreo para melhor filme, direção, roteiro adaptado, montagem e diretor (Alexander Payne). Estreou em 24 cinemas.

Continua após a publicidade


“Millennium – Os Homens que Não Amavam As Mulheres”
A versão americana do livro do sueco Stieg Larsson compete em quatro categorias técnicas. Surpreendeu a presença de Rooney Mara entre as candidatas a melhor atriz. Aos 26 anos e sem papéis marcantes, é sua estreia no Oscar. O filme está em 37 salas.



“Histórias Cruzadas”

Enquanto Viola Davis (à esquerda) briga pela estatueta de melhor atriz, Octavia Spencer (à direita) e Jessica Chastain competem pelo prêmio de coadjuvante. Ainda indicado a melhor filme, o drama, que relata o desconfortável convívio entre brancos e negros no Mississippi da década de 60, está em pré-estreia na cidade e chega às telas na sexta (3).


“O Artista”
Surpresa da temporada, esta produção francesa, em preto e branco e sem diálogos, recebeu nove indicações, incluindo melhor filme, ator (Jean Dujardin), atriz coadjuvante (Bérénice Bejo) e direção (Michel Hazanavicius). Vai entrar para a história se ficar com o prêmio principal. Estreia prevista para 10 de fevereiro.


“A Invenção de Hugo Cabret”
É a sétima vez que Martin Scorsese, já premiado por “Os Infiltrados” (2006), concorre à estatueta de melhor direção. Leva vantagem sobre os outros ao comandar sua primeira produção em 3D, recordista do ano em indicações. Foram dez, entre elas as de melhor filme e melhor roteiro adaptado. Lançamento em 17 de fevereiro.

Continua após a publicidade


“A Dama de Ferro”
Sotaque e postura irretocáveis, além da boa maquiagem, tornaram Meryl Streep uma sósia da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Pela 17ª vez, Meryl está na corrida pelo Oscar e será um absurdo se ela não levar o prêmio. Sua fabulosa atuação pode ser conferida a partir de 17 de fevereiro.

“O Homem que Mudou o Jogo”
O arrastado filme, previsto para 17 de fevereiro, aborda a história de um time de beisebol e conseguiu seis indicações. Melhor filme, roteiro adaptado, ator e ator coadjuvante para, respectivamente, Brad Pitt e Jonah Hill (na foto), são algumas delas.

Em DVD e blu-ray

Continua após a publicidade

“Meia-Noite em Paris”
Deliciosa, a comédia romântica de Woody Allen aspira aos prêmios de melhor filme, diretor, roteiro adaptado e direção de arte. A trama, ambientada em Paris, flagra um americano em crise conjugal que volta, num passe de mágica, à década de 20.

“A Árvore da Vida”
Diretor bissexto, Terrence Malick construiu um belo e complexo painel da vida por meio dos conflitos de uma família. Lançada nos cinemas em agosto e já disponível em DVD e Blu-ray, a produção concorre aos prêmios de melhor filme, direção e fotografia.


“Uma Vida Melhor”
O Oscar esnobou a impecável atuação de Leonardo DiCaprio em “J. Edgar” e, provavelmente, colocou no lugar o mexicano Demián Bichir para tentar o troféu de melhor ator. Sem passar pelos cinemas, “Uma Vida Melhor” deve chegar às locadoras no fim de março.

Continua após a publicidade

Em breve


“Albert Nobbs”
Atriz injustiçada no Oscar, Glenn Close disputou cinco vezes e nunca ganhou. A sexta indicação veio pelo incomum papel da mulher que se passa por homem para sobreviver na Irlanda do século XIX. Nos cinemas em 24 de fevereiro.


Continua após a publicidade

“Sete Dias com Marilyn”
Sem os atributos físicos de Marilyn Monroe, Michelle Williams (de “Namorados para Sempre”) foi escolhida para interpretar a diva e é uma das candidatas ao troféu de melhor atriz. Kenneth Branagh, que revive o ator Laurence Olivier, concorre ao Oscar de coadjuvante. A estreia foi adiada para 23 de março.

“Tão Forte e Tão Perto”
Com Tom Hanks e Sandra Bullock no elenco, o drama tentará as estatuetas de melhor filme e ator coadjuvante, para Max von Sydow. A crítica americana torceu o nariz para a fita, que deve estrear em 2 de março.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.