Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Cine Vejinha Por Blog Tudo sobre cinema, estreias e os melhores filmes

Belas Artes: Condephaat abre estudo de tombamento do cinema

Por Bruno Machado Após reunião realizada na manhã desta segunda-feira (3), o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) abriu um estudo de tombamento do Cine Belas Artes, fechado desde março deste ano. A decisão foi tomada depois de o Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental […]

Por VEJASP Atualizado em 27 fev 2017, 12h59 - Publicado em 3 out 2011, 19h51

Por Bruno Machado

Cine Belas Artes: fechado desde março, poderá ser tombado após estudo do Condephaat (foto: divulgação)

Após reunião realizada na manhã desta segunda-feira (3), o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) abriu um estudo de tombamento do Cine Belas Artes, fechado desde março deste ano. A decisão foi tomada depois de o Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) ter considerado o tombamento inconstitucional, baseado em parecer emitido pela Procuradoria Geral do Município.

Fernanda Bandeira de Mello, presidente do Condephaat, considerou a decisão, tomada depois de uma reunião de mais três horas, “polêmica e muito difícil”, pois chegou, inclusive, a dividir o conselho. Uma comissão técnica foi criada para avaliar a possibilidade de tombar o Cine Belas Artes.A previsão é que o estudo fique pronto em novembro. “No momento, a questão mais importante a ser avaliada é o valor imaterial do cinema”, afirma Fernanda.

Durante a condução do estudo, o imóvel ficará protegido pelo Estado e não pode ser alterado pelo proprietário.

Continua após a publicidade
Publicidade