Doria pode se tornar o primeiro prefeito da história eleito em primeiro turno na capital

O candidato João Doria acompanha a apuração dos últimos votos da corrida à prefeitura, neste domingo (2), em sua casa, nos Jardins. E, pelas projeções, pode entrar para a história. Por volta das 20h, com quase 90% das urnas apuradas, o tucano liderava a disputa com mais de 53% dos votos. Se o ritmo for mantido, a eleição municipal deste […]

João Doria em campanha (Foto: Marcelo Camargo/Estadão Conteúdo)

João Doria em campanha (Foto: Marcelo Camargo/Estadão Conteúdo)

O candidato João Doria acompanha a apuração dos últimos votos da corrida à prefeitura, neste domingo (2), em sua casa, nos Jardins. E, pelas projeções, pode entrar para a história.

Por volta das 20h, com quase 90% das urnas apuradas, o tucano liderava a disputa com mais de 53% dos votos. Se o ritmo for mantido, a eleição municipal deste ano se tornará a primeira com o prefeito eleito já no primeiro turno.

Desde 1992, quando o segundo turno passou a ser praticado, a cidade passou por oito eleições municipais, sete delas definidas neste novo formato de votação.

Se vitória de João Doria (PSDB) for confirmada em primeiro turno, será quebrada uma tradição de 28 anos sem prefeitos eleitos dessa maneira.

+ João Doria Jr: o estranho no ninho tucano

A última prefeita a passar apenas uma vez pelo teste das urnas foi Luiza Erundina, quinta colocada na votação deste ano. Quando Erundina foi eleita em 1988, ainda não estava em vigor o esquema de refazer a votação entre os dois líderes de votos para definir quem seria empossado.

Em todos os sete segundos turnos que ocorreram na capital desde então, o PT participou de todos, mas ganhou em apenas dois: com Marta Suplicy em 2000 e Fernando Haddad em 2012.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s