Imagem Blog

CASACOR Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Os 10 projetos mais bonitos da CASACOR segundo os internautas

A difícil tarefa de eleger os projetos mais bonitos de CASACOR foi encarada pelos leitores, que votaram e escolheram os 10 ambientes a seguir

Por Giovanna Jarandilha/CASACOR
22 jul 2021, 10h00
espaços projetos mais bonitos casacor
(CASACOR/Veja SP)

Todos os anos, a CASACOR apresenta centenas de projetos, entre casas completas, salas de estar, cozinhas, banheiros e lavabos, além de jardins e varandas que são verdadeiras fontes de inspiração – e difícil é a tarefa de tentar escolher os melhores entre eles. Mas é isso que nossos leitores se propuseram a fazer: eleger os ambientes mais bonitos das últimas edições de CASACOR, de 2018 a 2021, que foram reunidos aqui neste compilado.

Além de fazer uma viagem às edições passadas de CASACOR, os 10 ambientes aqui listados oferecem ideias de muito bom gosto para se inspirar. Confira!

Casa completa

 

casa syshaus arthur casas casacor sao paulo 2018
(Filippo Bambergh/Veja SP)

A Casa Syshaus é um dos projetos mais memoráveis da CASACOR São Paulo. Na edição 2018 da mostra, Arthur Casas apresentou o sistema modular SysHaus – uma tecnologia desenvolvida por seu escritório que tornou possível erguer uma casa de alto padrão em menos de um mês, com resíduos e consumo de água praticamente zero.

casa syshaus arthur casas casacor sao paulo 2018
(Filippo Bambergh/Veja SP)

O projeto foi vencedor da enquete que selecionou a casa preferida da CASACOR 2018. Entre os concorrentes, a Casa Syshaus se destacou por utilizar 100% de materiais recicláveis, além da cobertura verde, que contribui naturalmente para o conforto térmico e acústico, dando o máximo respeito à natureza em todos os processos da construção.

Cozinha

 

casa berilo leroy merlin studio ro+ca casacor são paulo 2019
(CASACOR/Veja SP)

Em um ambiente que estimula a criatividade, o ponto de partida é a pedra Berilo, cuja cor esmeralda percorre toda a decoração. O projeto do Studio Ro+Ca na CASACOR São Paulo intitulado Casa Berilo Leroy Merlin foi eleito como a cozinha favorita da edição 2019 da mostra, provando que é possível criar um ambiente cool e sofisticado com materiais hi-lo.

Antes disso, os leitores já haviam sido convidados a votar em sua cozinha favorita da mostra de 2018. Na ocasião, um empate: o público não conseguiu decidir entre a cozinha Le Riad Bontempo, de Roberto Migotto, e cozinha da Casa Terra, de Paola Ribeiro. Ambas empataram no primeiro lugar com 14% dos votos cada uma.

Continua após a publicidade
roberto migott
(CASACOR/Veja SP)

A primeira é inspirada em um tipo de construção do Marrocos, voltada para dentro a um pátio com jardim interno. Roberto Migotto propôs com seu Le Riad Bontempo uma releitura contemporânea onde a casa de 400 m² se abre para o jardim de 200 m². A cozinha enaltece a praticidade com móveis fixos e linhas retas.

Paola-Ribeiro-Casa-Terra-foto-Denilson-Machado
(Denilson Machado/Veja SP)

Já na Casa Terra, as duas grandes árvores que se encontravam no terreno foram integradas ao espaço. A sensação de estar em um jardim é reforçada pelo uso de vidro e grandes caixilhos, convidando o verde para dentro com tons naturais e amadeirados. Na cozinha, a bancada mescla pedra e marcenaria.

Sala de estar

 

sala do piano casacor rio
(Denilson Machado/Veja SP)

Uma sala de estar que oferece um passeio por diferentes épocas e combina o melhor do design nacional com o mobiliário contemporâneo: esta é a Sala do Piano, de Luiz Fernando Grabowsky na CASACOR Rio de Janeiro 2021. O ambiente une desde uma grande cômoda do século XIX original da casa, até peças assinadas de design, como a estante Icon de Jader Almeida e as peças do modernista Jorge Zalszupin.

sala do piano casacor rio
(Denilson Machado/Veja SP)

Na votação, o projeto concorreu ao lado de outras 12 salas de estar versáteis e foi o vencedor com 34,45% dos votos. O ambiente dedicado à música chama a atenção devido ao piano ali residente, desde sempre, quando a casa ainda pertencia aos moradores originais.

Quarto e suíte

 

quarto sossego angela cambraia casacor brasilia 2019
(Jomar Bragança/Veja SP)

O décor vintage do Quarto Sossego é encantador e ninguém está imune a ele. Isso ficou evidente na votação que o elegeu como o favorito da CASACOR Brasília 2019, com 51,48% dos votos. Não à toa, o projeto de Angela Cambraia é um verdadeiro paraíso do bem-estar e conforto.

Continua após a publicidade
quarto sossego angela cambraia casacor brasilia 2019
(CASACOR/Veja SP)

Em apenas 46 m², o quarto traz uma decoração personalizada e única, que transforma o ambiente em um tipo de universo particular, acolhendo o morador com tudo o que ele mais aprecia. O mobiliário ativa a memória afetiva, trazendo peças que são herança da própria arquiteta, objetos pessoais, retratos e plantas.

Em outra votação, o Quarto da Estilista concorreu com mais de 20 projetos e venceu com 46,17% dos votos.

Quarto da Estilista. Dinah Lins - CASACOR Bahia 2019
(Marcelo Negromonte/Veja SP)

Apenas 33 m² foram necessários para a designer Dinah Lins prestar homenagem à mulher contemporânea com toda sua força e independência. A homenagem se traduz no Quarto da Estilista com um olhar direcionado aos materiais e texturas certos. Os tons terrosos e alaranjados, materiais em couro, linho, madeira, terracota e palha vão ao encontro do estilo de Irá Salles, profissional que inspirou o espaço.

quarto da estilista dinah lins casacor
(CASACOR/Veja SP)

Entre os destaques, estão a charmosa poltrona suspensa de fibra natural de bananeira e a cabeceira em palhinha desenhada especialmente para o ambiente.

Varanda

 

varanda-gourmet-daniela-lopes-bahia-2019-gabriela-daltro
(Gabriela Daltro/Veja SP)

Assinado por Daniela Lopes, a Varanda Gourmet é uma área de descanso e reconexão ao redor da natureza. O espaço, que traz contornos de naturalidade, presente na textura do couro e do linho, venceu a enquete sobre a varanda preferida da CASACOR 2019.

Continua após a publicidade
varanda-gourmet-daniela-lopes-bahia-2019-gabriela-daltro
(Gabriela Daltro/Veja SP)

O espaço foi composto essencialmente em dois tons: um marrom que se aproxima da madeira e um branco muito límpido, responsável pela sensação ampla do ambiente. A aparência clean também vem das grandes aberturas para o exterior, que dão para um o verde suntuoso de um jardim lateral. Sofisticado, o espaço conta com um espaço gourmet e bar, além da sala de tv e um charmoso canto de leitura. O projeto marcou presença na CASACOR Bahia 2019.

Sala de jantar

 

naomi abe sala de jantar
(CASACOR/Veja SP)

Quando perguntados sobre a sala de estar preferida da CASACOR 2018, os leitores não hesitaram em escolher: a eleita foi a Sala de Jantar, de Naomi Abe, com 20% dos votos. O aspecto mais marcante do projeto, pelo qual até hoje é lembrado, são os cobogós cerâmicos que exaltam brasilidade, também presente no piso com inspiração nas cores das obras de Tarsila do Amaral.

naomi abe sala de jantar
(CASACOR/Veja SP)

A madeira é bem representada no mobiliário assinado e remete às matérias-primas encontradas no país. Além dela, o linho e os azulejos cumprem o papel de tornar a sala mais acolhedora. O rejunte atrás do aparador recebe acabamento em fitas de ouro, feito em uma parceria com o artista plástico João Migotto.

Banheiro

 

alex-bonilha-espaço-ser-casacor-são-paulo-2019
(Evelyn Muller/Veja SP)

Entre todos os banheiros da CASACOR São Paulo 2019, a votação elegeu o do Espaço SER, de Alex Bonilha, como o preferido do público. Com um total de 38% dos votos, o projeto marcou a estreia do arquiteto na mostra paulistana.

alex-bonilha-espaço-ser-casacor-são-paulo-2019
(Evelyn Muller/Veja SP)

Em parceria com a designer Mahely Oliveira, o estúdio é composto por um living, um hall de entrada e um banheiro, divididos ao longo de 60 m². A decoração intimista traz um mood predominantemente preto, refletindo a preferência dos profissionais pelo morar contemporâneo, evidente também nas formas e materiais do mobiliário.

Continua após a publicidade

Veja também:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.