Imagem Blog

CASACOR Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Instalação na Pinacoteca provoca reflexão sobre desigualdades sociais

A instalação de André Komatsu na Pinacoteca cria um espaço onde é impossível se movimentar livremente. A visitação vai até 8 de novembro

Por CASACOR
Atualizado em 6 abr 2023, 14h01 - Publicado em 7 set 2021, 10h00
noite longa andré komatsu pinacoteca de são paulo
(Divulgação/Veja SP)

A instalação inédita do artista André Komatsu na Pinacoteca de São Paulo provoca os visitantes a refletirem sobre privilégio e desigualdade social no Brasil. Localizada no espaço central do museu, o Octógono, a instalação Noite Longa está aberta para o público desde 28 de agosto, das 10h às 18h.

noite longa andré komatsu pinacoteca de são paulo
(Divulgação/Veja SP)

Na obra, o artista procura trabalhar com as ideias de controle, possibilidade e restrição. Assim, foram instaladas 51 lanças de aço de quatro metros de altura por todo o piso do Octógono, que recebeu um revestimento especial de placas de ferro.

Posicionadas a uma distância de 150 centímetros umas das outras, as lanças remetem a um padrão de ordem e hostilidade, caracterizando um espaço onde é impossível se movimentar livremente.

noite longa andré komatsu pinacoteca de são paulo
(Divulgação/Veja SP)

Nas extremidades das lanças, é possível encontrar objetos como livros, sacos de terra, moedas empilhadas, papel moeda, folhas de ouro e garrafas de água. Os itens simbolizam bens que, embora devessem ser garantidos enquanto direitos básicos, permanecem inacessíveis para grande parte da população, sobretudo em contextos de crise e agravamento das desigualdades sociais.

O público poderá circular entre essas estruturas de maneira ordenada, vislumbrando os elementos em seu topo, longe do alcance das mãos. A curadoria é de Ana Maria Maia.

pinacoteca de são paulo
(Levi Fanan/Veja SP)

As relações de poder e os conflitos sociais permeiam os trabalhos de Komatsu, artista paulistano que cresceu com a retomada da democracia no Brasil e viu o neoliberalismo ser implementado pelas políticas econômicas nos anos 1990. É nesse contexto em que elabora sua obra.

A obra faz parte do tradicional Projeto Octógono Arte Contemporânea, iniciativa criada em 2003 que apresenta produções de arte contemporânea comissionadas pelo museu.

Continua após a publicidade

Ao longo desses 18 anos, o projeto apresentou cerca de 40 sites specifics de artistas brasileiros e estrangeiros, entre eles já passaram pelo projeto nomes como Ana Maria Tavares, Artur Lescher, Carla Zaccagnini, Carlito Carvalhosa, Joana Vasconcelos, João Loureiro, José Spaniol, Laura Vinci, Laura Lima, Regina Silveira, Rubens Mano, Jorge Pardo, entre outros.

Serviço “Noite Longa”, instalação por André Komatsu

Data: 28 de agosto a 08 de novembro de 2021

Local: Octógono da Pinacoteca de São Paulo

Horário: de quarta a segunda, das 10h às 18h

Ingressos com reserva de horário em https://www.pinacoteca.org.br

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.