Imagem Blog

Carnaval SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blocos, desfiles e muito mais
Continua após publicidade

Confraria do Pasmado troca Vila Madalena por Pinheiros para dar mais segurança aos foliões

  Tradicional bloco da Vila Madalena, o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado vai mudar de endereço neste ano.  Após sete anos arrastando foliões pelas ruas do bairro no domingo que antecede o Carnaval, o Confraria desfilará neste ano em Pinheiros em duas datas: 8 (domingo) e 14 (sábado) de fevereiro.  A concentração será na esquina […]

Por Jussara Soares
Atualizado em 26 fev 2017, 19h21 - Publicado em 12 jan 2015, 18h44
Confraria do Pasmado deixa a Vila Madalena em busca de segurança para foliões. (Foto: Divulgação)

Confraria do Pasmado: púbico estimado de 25 000 em 2014 nas ruas da Vila Madalena. (Foto: Divulgação)

 

Tradicional bloco da Vila Madalena, o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado vai mudar de endereço neste ano.  Após sete anos arrastando foliões pelas ruas do bairro no domingo que antecede o Carnaval, o Confraria desfilará neste ano em Pinheiros em duas datas: 8 (domingo) e 14 (sábado) de fevereiro.  A concentração será na esquina da Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima e o bloco seguirá em direção ao Largo da Batata, onde fará sua dispersão.  “Estamos mudando com dor no coração. Mas o bloco cresceu muito e a Vila já não nos comporta”, diz o mestre de bateria e um dos diretores do bloco,  Ronaldo Bitello.

A mudança, segundo Bitello, foi motivada não por uma exigência dos moradores da Vila Madalena, mas por uma necessidade de dar mais conforto às pessoas. “Sempre tivemos ótimo relacionamento com a associação de moradores, mas não queríamos ficar em um ambiente em que não poderíamos controlar a segurança”, afirma o mestre.

O Confraria do Pasmado surgiu em 2003 como uma roda de samba criada por amigos que se encontravam no bar Mercearia, ali na Rua Rodésia. Em 2007, resolveram colocar o bloco na rua. No primeiro ano, atraíram trezentas pessoas que fizeram uma volta em torno da Praça Rafael Sapienza. Em 2013, já com a explosão do Carnaval de rua na cidade, o Confraria teve um público estimado de 12 000 pessoas. No ano passado, 25 000 foliões dançaram ao som de sambas clássicos, marchinhas,  hits de axé e músicas próprias.

De mudança para Pinheiros, o Confraria fará dois desfiles em 2015: nos dia 8 e 14 de fevereiro (Foto: Divulgação)

De mudança para Pinheiros, o Confraria fará dois desfiles em 2015: nos dia 8 e 14 de fevereiro (Foto: Divulgação)

 

“O Confraria é um bloco família. Vemos o Carnaval como uma manifestação popular, não como um mercado. É diferente dos blocos do Rio de Janeiro que vêm para cá. Nós prezamos pelo samba paulistano”, diz Bitello, que comanda uma bateria com sessenta ritmistas.

Em 2015, além de mudar de endereço, o Confraria estreia desfilando também no sábado de Carnaval, dia 14.  “Nossa decisão é incentivar o Carnaval de rua de São Paulo que está voltando com força total, por isso faremos um segundo desfile na manhã de sábado”, diz o mestre.

No dia 8 de fevereiro, a concentração começa às 13h e o desfile acontecerá pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. Já no dia 14, a concentração será às 8h, e a estimativa é que o desfile  atraía um público menor. “Neste dia, queremos sair pelas ruas internas de Pinheiros e atrair os moradores.”, diz Bitello.

 

Serviço:

Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado

08/02 – Domingo
Local:  Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima
Horário: 13h

14/02 – Sábado
Local:  Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima
Horário: 8h

 

Gostou do Confraria do Pasmado e vai desfilar com eles? Curta a página deles aqui no Facebook.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.