Imagem Blog

Boa Vizinhança Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Condôminos do Ipiranga emprestam vagas por WhatsApp

A ideia é evitar constantes furtos e assaltos que ocorriam na rua dos prédios

Por Laís Franklin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 jun 2017, 16h07 - Publicado em 8 jun 2017, 16h01

Em abril do ano passado, o publicitário Baru Matos, de 38 anos, comemorou o aniversário com uma festa em casa. Resolveu ceder sua vaga para um de seus convidados que tinha um bebê recém-nascido. “Acabei deixando meu carro na rua. Quando fui buscá-lo, estava todo arrebentado e sem o estepe”, conta.

Ao voltar para a garagem e ver boa parte das vagas vazias, teve uma ideia: criar um grupo no WhatsApp para promover empréstimo gratuito de vagas. A tentativa era de, além de burlar possíveis furtos e assaltos que aconteciam com frequência na região, conseguir estimular uma troca entre os moradores do conjunto de quatro torres (metade dos apartamentos com duas vagas e a outra metade, com três).

Intitulado “Vaga Solidária”, o coletivo possui 49 integrantes. O esquema é o seguinte: alguém diz quantas vagas precisa, para qual data e horário, e assim que recebe uma resposta positiva, combina em uma conversa privada o empréstimo.

Para garantir a segurança, é necessário interfonar à portaria e enviar previamente o modelo do carro, placa e cor para que possa ser liberado. O próprio condômino direciona as visitas à vaga correta. “Não tivemos nenhum relato de confusão nesse um ano”, garante Baru. “Se o número de empréstimos continuar crescendo, acredito que vá ser criada alguma regulamentação do condomínio, mas até agora estamos funcionando bem na base da boa vizinhança.”

Continua após a publicidade

Usuário do serviço desde o início, o engenheiro Marcel Bien diz que a plataforma é um ótimo instrumento de integração entre vizinhos, fazendo com que se saia de seu próprio casulo para ajudar o outro. “Já solicitei vagas em situações como confraternizações, recebendo várias visitas de parentes e amigos, e disponibilizei as minhas durante viagens”, afirma Marcel. 

Baru também criou outros dois grupos para moradores do complexo. No “Muamba do Vila”, os usuários fazem escambo de itens, doações e venda de produtos usados. Já no “Crianças do Vila”, estão cadastrados todos os pais com crianças para que os pequenos possam conhecer novos amigos no prédio quando estivessem na área comum. “Basta ter boa vontade e motivação para dar certo”, acredita.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.