Imagem Blog

Boa Vizinhança Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Como lidar com condôminos inadimplentes?

  Tal é a crise hoje, que estima-se que 40% dos moradores atualmente estejam com o pagamento dos seus condomínios atrasados. Ninguém deixa de pagar o condomínio do prédio em que mora ou trabalha por mero acaso. Mas, quando isso ocorre, mesmo sem querer, o inadimplente acaba prejudicando os outros condôminos, que acabam arcando com as despesas […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 10h56 - Publicado em 6 ago 2016, 00h43

 

condominio

Tal é a crise hoje, que estima-se que 40% dos moradores atualmente estejam com o pagamento dos seus condomínios atrasados.

Ninguém deixa de pagar o condomínio do prédio em que mora ou trabalha por mero acaso. Mas, quando isso ocorre, mesmo sem querer, o inadimplente acaba prejudicando os outros condôminos, que acabam arcando com as despesas por meio de rateio extra.

O que, afinal, pode ser cobrado do condômino inadimplente? Legalmente, de acordo com o novo Código Civil, pode-se cobrar multa de até 2% sobre o valor da contribuição condominial, além de juros de mora contados a partir do vencimento da quota não paga. E essa cobrança deve ser feita já no primeiro boleto não pago.

Continua após a publicidade

+ A incorporadora faliu. E agora, o que fazer?

Por outro lado, o síndico ou o condomínio não pode impedir a entrada no prédio de condôminos inadimplentes, ou proibi-lo (ou aos seus familiares) de usar as áreas comuns do condomínio, ou impedir que ele alugue a sua unidade.

Nem pensar em cortar o fornecimento de gás, água ou energia elétrica da unidade devedora como forma de persuasão! Segundo a lei, esse tipo de atitude é absolutamente vetada uma vez que atenta contra a dignidade da pessoa humana.

Cabe mais a diplomacia e o bom senso de ambas as partes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.