Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Celso Zucatelli lança aplicativo para adoção de animais

"Tinder pet": PetPonto e outros apps sugerem os animais próximos que mais combinam com o perfil do adotante, para dar match

Por Fernanda Campos Almeida
Atualizado em 27 ago 2021, 00h47 - Publicado em 26 ago 2021, 06h00

Paçoca, Mandioca e Cafezinho são os três xodós caninos de Celso Zucatelli. Rodeado de animais desde a infância, o apresentador decidiu atender aos apelos de ONGs de proteção animal que passam por dificuldades durante a pandemia. “Aumentou o número de animais abandonados, enquanto as doações diminuíram”, afirma.

Ao lado de cinco sócios ligados à causa animal, Zucatelli resolveu criar um aplicativo que funcionasse como um ponto de encontro gratuito entre as instituições ou protetores e futuros adotantes. O PetPonto (@petpontoapp), lançado nesta quinta (26), funciona a partir de geolocalização, simplificando a descoberta dos animais disponíveis mais próximos.

De um lado, as ONGs fazem o cadastro de gatos e cachorros de acordo com raça, porte, idade e comportamento. Do outro, interessados também criam um perfil — detalhando o tamanho do imóvel, com quantas pessoas moram, se já têm outros pets e que atividades gostam de fazer — para encontrar o match perfeito. De interface mais simples, a plataforma digital MeAudote, lançada em 2018 pelo advogado Francisco Moreira, também tenta mudar o panorama de animais de rua no país.

A avó de Francisco morava ao lado de uma clínica veterinária, local frequentemente usado para abandono de cachorros. Ali resgatou e adotou sua primeira cadela SRD (sem raça definida). Quem cria uma conta no aplicativo pode visualizar diversos perfis de animais, incluindo pássaros e roedores, como se fosse um Tinder. Ainda é possível filtrar se o pet já está castrado e vacinado.

A forte relação com animais fez com que Gabriel Soares fundasse uma rede social para bichinhos. Depois de lidar com a fuga de um de seus cachorros, o profissional de TI criou o app Pet Perfeito para que os donos tivessem uma comunidade ao cadastrar seus bichos. Nele, é possível divulgar animais perdidos, conhecer pets próximos e, claro, adotar.

Continua após a publicidade

“Em um raio de até 10 quilômetros, se aparecer um integrante novo para adoção na plataforma, todos serão notificados”, explica Soares. Criar uma vitrine para animais resgatados também foi a motivação da publicitária Natália Kelbert, quando teve de parar de retirar animais da rua ao se mudar de uma casa para um apartamento e ficar sem espaço. Para continuar ajudando na causa de proteção animal, desenvolveu o site Amigo Não Se Compra (@amigonaosecompra) em 2012.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

“Queria que os animais de abrigos tivessem a mesma visibilidade daqueles em vitrines de pet shops, perfumados e com gravatinhas”, conta. O portal atualmente conta com 30 000 animais cadastrados, a maioria por protetores independentes em São Paulo que são incentivados a descrever o temperamento dos pets para que a combinação de bicho com tutor seja certeira. Devoluções depois de adotar o primeiro animal e não ter compatibilidade são comuns, por isso as plataformas divulgam o máximo de informação sobre os pets. “Adoção responsável é estar ciente de que o animal será seu por, em média, quinze anos e que você deve garantir o bem-estar dele e educá-lo”, finaliza Natália.

“Aumentou o número de animais abandonados, enquanto as doações para as ONGs diminuíram.”

Celso Zucatelli
Continua após a publicidade

 

Publicado em VEJA São Paulo de 1° de setembro de 2021, edição nº 2753

 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.