Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Resolução sobre exposição de animais em feiras e vitrines de pet shops causa confusão

Desde ontem, quarta (21), a divulgação de uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para estabelecimentos e feiras que expõem e comercializam animais tem causada confusão e polêmica. Trata-se de normas mais rígidas, que passaram a valer no último dia 15, para garantir o bem estar e a saúde dos pets nessas situações. + Quinze animações […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 19h16 - Publicado em 22 jan 2015, 17h20
(Fotos: Carolina Giovanelli)

Mascotes & Cia, pet shop no Shopping Villa Lobos: a loja afirma ter um veterinário responsável por inspecionar os animais à venda (Fotos: Carolina Giovanelli)

Desde ontem, quarta (21), a divulgação de uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para estabelecimentos e feiras que expõem e comercializam animais tem causada confusão e polêmica. Trata-se de normas mais rígidas, que passaram a valer no último dia 15, para garantir o bem estar e a saúde dos pets nessas situações.

+ Quinze animações da Disney estreladas por animais

Entretanto, muitos lojistas e clientes acharam que ficou proibida a mostra de cães, gatos e outras espécies em vitrines, algo que é falso. “Alguns empresários chegaram a retirar os bichos de exposição por receio de serem multados”, afirma Valquíria Furlani, consultora jurídica do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP).

Continua após a publicidade
Mascotes & Cia.

Mascotes & Cia.: gatos em exposição

Entre as diretrizes, aparece a restrição de acesso direto do público aos animais, com contato apenas no caso de venda iminente. Além disso, os pets precisam ser vacinados e ficar em recintos calmos, limpos e com espaço suficiente para se movimentar. Se estressados, devem ser retirados da exposição.

+ Clube Brasileiro do Gato elege o “gato do ano”

A inspeção precisa ser realizada diariamente por um veterinário responsável técnico. As regras valem para estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene, estética, venda ou doação de pets.

A resolução do CFMV afeta mais o resto do estado e do país, pois São Paulo já possuía uma lei municipal (14483/07) com diretrizes para esse tipo de situação. Nessa ocasião, instituiu-se, por exemplo, que o bicho pode ficar à mostra por, no máximo, seis horas.

Mascotes & Cia.

Cão à mostra na Mascotes & Cia.: água, ração e jornal disponíveis

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.