Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Profissão tosador, ou melhor, groomer

Com a rápida expansão do mercado pet, os profissionais da área precisam se aperfeiçoar cada vez mais para não ficarem para trás. Assim surgiram os “groomers”, nome rebuscado para os tosadores. Com aumento da busca pelo segmento de banho e tosa, existem hoje cursos especializados em capacitação desse pessoal. Entre hoje e amanhã, um hotel […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 27 fev 2017, 11h22 - Publicado em 25 fev 2013, 18h24

O groomer Sérgio Villasanti, no evento Mega Grooming Show Pet Society: chapinha, máscara nutritiva e tintas para fazer mechas recheiam sua maleta de produtos (Foto: Divulgação)

Com a rápida expansão do mercado pet, os profissionais da área precisam se aperfeiçoar cada vez mais para não ficarem para trás. Assim surgiram os “groomers”, nome rebuscado para os tosadores. Com aumento da busca pelo segmento de banho e tosa, existem hoje cursos especializados em capacitação desse pessoal.

Entre hoje e amanhã, um hotel fazenda em São Pedro, cidade a 190 quilômetros da capital, recebe o Mega Grooming Show Pet Society. Em sua quarta edição, o evento reúne palestras ministradas por brasileiros e nomes estrangeiros como a belga Kitty Dekeersgieter e a americana Judy Hudson, que ensinam técnicas de corte específicas para poodles.

Os temas vão de como ganhar dinheiro com a prática até assuntos mais obscuros para os leigos, a exemplo de tosa japonesa em pelagem fluffy e escova de argan. O groomer Sérgio Villasanti respondeu a algumas perguntas do blog sobre essa atividade em ascensão.

Hoje há mais procura por esse tipo de profissional?

Sim, percebi um aumento na quantidade de pessoas com raças raras, a exemplo do bedlington terrier. Esses donos estão procurando uma tosa diferenciada. Com isso, o preço do serviço também custa mais, variando em quase todos os casos de 60 a 200 reais.

Continua após a publicidade

Qual o salário básico de um tosador?

Para começar, o profissional vai gastar pelo menos 1000 reais em um kit de instrumentos. Na maioria dos casos, o salário fica entre 700 e 3500 reais. O valor muda conforme o tipo de clientela, o tempo de profissão…

O que está fora de moda nessa área?

Cachorros com pelo liso arrastando pelo chão, no estilo do maltês. As pessoas procuram algo mais fácil de manter hoje. Não fazem tanta questão da parte estética, mas algo que leve em conta o modo de vida do cão, se vive em apartamento, se passeia na rua, se tem muita pelagem… Um bom groomer precisa criar harmonia entre a praticidade e a beleza.

Existe uma tendência da vez?

Não. O que vale agora é a criatividade. Os tosadores estão aprendendo a trabalhar com uma gama de materiais muito grande, de alta tecnologia. Sabem fazer tranças, penteados… Devem, por exemplo, possuir conhecimentos para salvar um cão “condenado”, como chamamos. Aquele que está com os pelos cheios de nós e precisaria ser raspado.

Quais os produtos usados por um groomer?

Chapinha, babyliss, laços, fixador, máscaras nutritivas, spray de queratinização, tintas específicas, um tipo de tatuagem de henna… Dá para dizer que existem mais alternativas para os pelos dos cachorros do que para os cabelos humanos. É como se os bichos tivessem seu próprio salão de beleza.

+ De brinde, fiz uma galeria com uns penteados alternativos para totós. Tem até cachorro de dread.

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.