Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Por que meu gato não usa a caixa de areia?

O zootecnista Alexandre Rossi responde

Por Alexandre Rossi
Atualizado em 27 set 2019, 20h19 - Publicado em 27 set 2019, 20h17

A resposta para este questionamento pode estar ligada a pequenas alterações na rotina ou no ambiente, que fazem toda a diferença para o gato. 

Eles são animais naturalmente bastante limpos, não costumam fazer as necessidades fora da caixa de areia. Aliás, cheirar, cavar um buraquinho e depois enterrar as necessidades é um comportamento instintivo, característico da espécie e que eles exibem desde filhotes, sem necessidade de qualquer treino prévio. 

Assim, quando a questão comportamental relacionada a necessidades fora da caixa surge, é preciso procurar as causas para saber qual a melhor forma de resolver o caso.

Providências

Vale consultar um médico veterinário para descartar qualquer problema de saúde como doenças do trato urinário ou diabetes, que podem promover o aumento da produção e eliminação de urina.

Outro motivo para fezes e urina fora da caixa de areia pode estar relacionado ao substrato – ou seja, a areia utilizada. Cada gato tem preferência por um ou outro tipo de areia, dentre as várias comercializadas no mercado. 

Continua após a publicidade

Uma boa dica é testar com mais de uma caixa, cada uma com um tipo de areia: a que for mais utilizada durante determinado período de tempo (em que todas estiverem disponíveis) contém o substrato preferido do animal. Além disso, areias com odores artificiais são ótimas para os humanos, mas os gatos podem rejeitar a caixa justamente pelo forte cheiro. Portanto, não é recomendado usar areia com cheiro.

Limpeza importa muito para os gatos!

A limpeza da caixa também consiste em outro item importante. Se estiver constantemente suja, os felinos podem procurar outro local para fazer as necessidades. Por isso, é preciso que estejam sempre limpas. É indicado também lavar a caixa e trocar toda a areia pelo menos uma vez a cada vinte dias.

Vale pensar ainda no número de caixas na residência. O ideal é que haja uma caixa a mais em relação ao número de gatos residentes. Assim, para quem tem três gatos, o ideal é que existam quatro caixas, separadas umas das outras, de preferência em ambientes diferentes, para que cada gato possa utilizar confortavelmente.

As caixas de areia devem ser grandes o suficiente para que o gato possa girar, cheirar, sem ficar muito apertado. E a quantidade de areia deve permitir que ele possa cavar e enterrar suas necessidades.

Continua após a publicidade

Marcação

Em caso de borrifo de urina em superfícies verticais, o felino pode estar marcando. Neste caso, observe o relacionamento entre os gatos que convivem juntos pois podem estar ocorrendo conflitos e, consequentemente, marcação. Além disso, verificar se não há algum outro gato rondando a residência e despertando o instinto territorialista do felino residente.

Finalmente, veja o local onde estão disponibilizadas as caixas. Gatos preferem fazer as necessidades de forma reservada, em locais silenciosos, de fácil acesso e que não tenham muita movimentação de pessoas e/ou animais. Ou seja, uma caixa colocada ao lado de uma máquina de lavar roupas barulhenta pode ser horrível para o gatinho e por isso ele acaba escolhendo o tapete da sala para fazer as necessidades…

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.