Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Opinião: Luisa Mell quer mesmo só aparecer?

A ativista é alvo de diversos comentários negativos na internet - e aqui vai uma análise de seu trabalho

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 20 fev 2019, 19h24 - Publicado em 20 fev 2019, 18h25

Luisa Mell virou a ativista dos animais mais conhecida do país. E sua popularidade gera todo tipo de reação. Apesar da enxurrada de elogios, é muito comum ler comentários negativos sobre o trabalho da moça. “Só quer aparecer” talvez seja o mais frequente. Pois bem, e daí?

Luisa se mostra bastante popular nas redes sociais – tem mais de 2,8 milhões de seguidores no Instagram. Supondo que a protetora deseje apenas holofotes e busque os casos de mais repercussão para brilhar, conseguir presença em programas de TV, pleitear cargos políticos ou vender livros. Faz diferença levando em conta o resultado de suas ações?

Ela acaba, por exemplo, de se responsabilizar por abrigar mais de 1 700 cães (!) vindos de um canil clandestino do interior do estado. Não é ela sozinha que faz tudo, obviamente, e é importante ressaltar isso. Tem a ajuda de muita, muita gente. Mas sua notoriedade consegue mobilizar diversas dessas pessoas.

Quando Luisa publica uma foto ao lado da cantora Anitta em um festa de Ano Novo, por exemplo. A aproximação com famosos ajuda-a a circular em rodas de personalidades? Sim. Mas, ao mesmo tempo, logo após o encontro, a funkeira divulgou em seu Instagram – com 34 milhões de seguidores – um documentário sobre a indústria da carne. O tema do veganismo tomou assim proporções enormes, raramente vistas.

Continua após a publicidade

Muitas das críticas, como sempre, vêm de gente que não levanta da cadeira para ajudar ninguém. Às vezes, são os mesmos que dizem “por que não ajudam as criancinhas em vez dos cachorros?” e, no final, não auxiliam nem um, nem outro. Não importa se é resgate “televisionado”, com direito a choro em frente às câmeras (tem até quem reclame que a moça anda maquiada), Luisa põe a mão na massa e consegue divulgar o tema para uma grande quantidade de pessoas.

É fundamental sempre ficar de olho e fiscalizar o trabalho de quem vive de doações, como a ativista. Mas denúncias infundadas ou reclamações superficiais não se justificam para alguém que dá tanta visibilidade à causa animal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.