Clique e assine por apenas 6,90/mês
Bichos Tudo sobre o mundo pet por Veja São Paulo. Quer sugerir uma pauta? Envie para monica.santos@abril.com.br

Morre a ursa Rowena, que, após maus-tratos, causou comoção em resgate

O animal é tema de livro recém-lançado pela cantora Rita Lee

Por Carolina Giovanelli - Atualizado em 25 Jul 2019, 14h21 - Publicado em 25 Jul 2019, 12h39

Morreu nesta quarta (24) a ursa-parda Rowena, com idade estimada em um pouco mais de 30 anos. Ela vivia no Rancho dos Gnomos, santuário em Joanópolis, no interior de São Paulo, e sofria com um tumor no ovário, que afetou também seu cérebro.

Na última semana, mostrou mudanças nos hábitos alimentares e desconforto abdominal e chamou a atenção de sua veterinária. Após uma convulsão, veio a falecer. Seu corpo acabou levado ao hospital da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, onde foi realizada uma necrópsia.

O animal – que virou tema de livro da cantora Rita Lee, Amiga Ursa – Uma História Triste com Final Feliz, lançado em junho – teve uma vida sofrida. Provavelmente nascido na Rússia, passou mais de duas décadas rodando pelo Brasil em um circo (onde só comia ração canina) e depois foi parar no forte calor do Piauí, em um zoológico de Teresina, em condições inadequadas. Ali, estava sempre estressado e triste.

Em setembro do ano passado, ganhou uma nova casa, graças a esforços de entidades como o Instituto Luisa Mell e a Confederação Brasileira de Proteção aos Animais. O bicho contava com espaço individual de 600 metros quadrados que trazia piscina com cascata, brinquedos, cama de feno, natureza, silêncio e temperatura amena.

Continua após a publicidade

Rowena segue seu caminho nos deixando saudade, mas certos de que em seus últimos meses pôde desfrutar de tudo que lhe foi roubado durante a vida como a dignidade, a compaixão, a benevolência e o respeito“, escreveram os responsáveis pelo Rancho dos Gnomos no Instagram. 

View this post on Instagram

Queridos Amigos, É com muito pesar que comunicamos a passagem da nossa querida Rowena. O Rancho dos Gnomos está em luto… No momento, nos faltam as palavras… Todos viram a evolução do Amor e Cuidado à ela. E, contudo, pedimos que sejam emanadas vibrações de luz e paz. Rowena segue seu caminho nos deixando saudade, mas certos de que seus últimos meses pôde desfrutar de tudo que lhe foi roubado durante a vida como a dignidade, a compaixão, a benevolência e o respeito! 🌟 Rowena, nossa Luz! 🌟 Nossa Gratidão Sílvia 🐻 Marcos

A post shared by Rancho dos Gnomos (@ranchodosgnomos) on

Continua após a publicidade

 

Publicidade