Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Maconha medicinal e “robô rato”: as novidades do mercado pet

Alexandre Rossi visitou a mega feira Global Pet Expo, nos EUA, e escreve sobre os lançamentos

Por Alexandre Rossi
Atualizado em 27 abr 2018, 18h27 - Publicado em 27 abr 2018, 18h19

A Global Pet Expo, na Flórida, é uma das maiores feiras voltadas aos negócios de animais de estimação do mundo. O Brasil é considerado o terceiro principal mercado pet do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Esta é a sexta vez que participo do evento, que ocorreu há cerca de um mês. Sempre aprendo muito! Meu foco é trocar ideias e, depois, levar ao conhecimento dos brasileiros as novidades e tendências, especialmente de tudo aquilo que possa ser interessante e bacana para nossos pets.

Preocupação com o que eles comem

A alimentação das mascotes sempre ganha destaque e muitas tendências estão justamente relacionadas a este quesito. Percebo claramente a discussão sobre o uso de ração seca, transgênicos, orgânicos, alimentação natural crua, desidratada, etc.

Continua após a publicidade

Notei que a onda do “muito natural” perdeu um pouco a força. Dois anos atrás, alguns expositores ofereciam produtos como ratos e pintinhos congelados para serem oferecidos aos animais como uma forma de retorno às origens, aos comportamentos naturais de animais predadores, mas… os tutores não gostaram!

Achei interessantes petiscos feitos à base de proteína de grilo. Em vários momentos, notei a preocupação com o meio ambiente e criar grilos consome menos recursos naturais como água e alimentos. Por isso, esse tipo de produto tem grande apelo diante de um público cada vez mais antenado com questões ambientais.

E também preocupação com limpeza

Com os cães e gatos cada vez mais próximos das famílias, produtos que inovam na questão de facilitar a limpeza também são uma tendência. Para facilitar a vida daquele tutor ocupado, mas que não abre mão da limpeza, vi caixas de areia para gatos e tapetes higiênicos para cães que são autolimpantes.

Uso medicinal da maconha também para os pets

O que achei muito interessante e curioso foi a quantidade de produtos tendo a maconha como componente principal. Antigamente, era possível encontrar um ou outro expositor, mas esse ano, encontrei mais de trinta!

Continua após a publicidade

A maioria dos produtos oferecidos tem como princípio ativo o canabidiol (CBD), com suas propriedades terapêuticas, e não o tetradidrocanabinol (THC), que contém princípios psicoativos e neurotóxicos.

Os artigos são vendidos em vários formatos como pastas, petiscos, pílulas ou cremes com a finalidade de aliviar dores, auxiliar na cicatrização, acalmar, atuar como anti-inflamatório, controlar epilepsia, etc. Alguns efeitos benéficos já são comprovados cientificamente e outros ainda estão sendo estudados.

Brinquedos que estimulam comportamentos naturais

Conheci os primeiros robôs que simulam presas para que gatos possam perseguir e capturar, dando vazão, assim, ao seu instinto natural de caçador.

Essa é uma tendência que tem por objetivo trazer mais atividades que estimulem os instintos naturais dos animais. Mas, oferecer um rato vivo para um gato poder caçar e predar é considerado cruel e, portanto, na minha opinião, esses robôs serão cada vez mais comuns como brinquedos interativos para os animais de estimação.

Cheguei a ver um ratinho robô que foge do felino, desvia, treme e fica desesperado quando é finalmente capturado, se vira ao contrário e desvira sozinho e até desvia de obstáculos. Um estímulo e tanto para um gato ter mais atividades dentro de nossas casas!

Continua após a publicidade

Mais uma vez, foi muito interessante e estimulante ver as tendências mundiais no mercado pet e constatar que a preocupação com o bem-estar físico e emocional dos pets tem se tornado cada vez mais prioridade entre os que desenvolvem produtos e serviços para eles.

Alexandre Rossi é zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.