Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Alexandre Rossi dá dicas para viajar com o animal de estimação

Confira procedimentos para o transporte de carro e de avião

Por Alexandre Rossi
Atualizado em 22 mar 2019, 19h05 - Publicado em 25 fev 2019, 15h15

Nesta época próxima ao Carnaval, muitas famílias programam viagens e gostariam de levar o seu pet junto para curtirem momentos bacanas com ele. Mas o que devemos fazer para que tudo ocorra bem? Vamos a algumas dicas.

Saúde em dia

Uma das primeiras providências é garantir que a saúde do cão ou gato esteja em dia. Por isso, visite o veterinário algum tempo antes para um check up e, se for o caso, vacine a mascote. Peça também um atestado de saúde (principalmente para as viagens de avião).

Viajando de carro

A maioria dos cães adora passear de carro, pois enxergam o veículo como uma “toca que anda”! Mas alguns também podem associar o estar dentro do carro com alguma experiência ruim, como a sensação de enjoo.

Se esse for o caso, a dica é realizar associações positivas com o automóvel e ensinar o animal que aquele é um lugar seguro, onde ele pode relaxar. Comece com a aproximação aos poucos, depois entre no carro e sempre associe o momento com petiscos ou brinquedos que ele adore, além de respeitar os seus limites e observar as suas reações.

Depois que ele estiver mais tranquilo, dê algumas voltas para ele se habituar com a sensação, sempre recompensando os bons comportamentos.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar de antemão que em qualquer tipo de viagem é preciso que o animal esteja dentro de uma caixa de transporte ou preso a um cinto de segurança próprio (no caso de viagens de carro).

O treino para que ele se acostume à caixa de transporte deve ser feito também com associações positivas. O ideal é que a caixa seja a casinha dele dentro da residência, para que ele espontaneamente deseje ir para esse local quando quiser descansar. Ao chegar nesse ponto, comece a fechar a portinha, primeiro alimentando-o lá dentro e aos poucos aumentando o tempo até que seja algo natural. Vale deixar um osso saboroso ou um brinquedo recheado com alimento enquanto ele está lá dentro.

Durante uma viagem de carro, faça pausas para que o pet possa caminhar, fazer as necessidades e beber água. Lembre-se de usar a guia para evitar que ele fuja e se envolva em algum acidente na estrada. E nunca esqueça da placa de identificação na coleira, com o seu telefone.

E os gatos?

Gatos tendem a ser mais reservados e demorar mais tempo para se adaptar a novos ambientes. Portanto, se é o caso do seu felino, pode ser que a viagem seja muito estressante para ele. Mas se for um gato bem desinibido, pode ser que ele curta. Mas lembre-se: eles podem fugir com mais frequência do que cães, por isso, cuidado redobrado e caixa de transporte durante a viagem!

De avião

Continua após a publicidade

Os preparativos para a viagem de avião são bem parecidos com os do carro. O primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea para saber exatamente quais são as exigências e as regras para o transporte de animais.

Durante a viagem, o pet deverá ficar dentro da caixa de transporte o tempo todo, por isso, tenha certeza de que a caixa esteja na medida adequada para ele (com espaço suficiente para se deitar, ficar em pé e dar uma volta).

Por fim, a mala deve conter os itens com os quais ele está acostumado: brinquedos, caminha, alimentação, petiscos gostosos, uma toalha, a carteira de vacinação e o atestado de saúde. Depois, basta aproveitar o passeio e curtir bons momentos com ele!

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.