Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Dicas de como adestrar seu filhote

Nessa semana, fiz uma matéria sobre uma série de livros que está sendo lançada para ensinar os donos a lidar com seus cães e, assim, evitar o abandono (leia aqui). Do quarto livro, batizado de Educando Seu Cão Amigo, escrito pelo veterinário Marcelo Quinzani e pelo adestrador Wilson de Oliveira, roubei algumas dicas de como […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 27 fev 2017, 00h24 - Publicado em 31 ago 2013, 01h10

Os filhotes precisam de um líder: quanto mais cedo você começar a educá-los, melhores os resultados (Fotos: stock.xchng)

Nessa semana, fiz uma matéria sobre uma série de livros que está sendo lançada para ensinar os donos a lidar com seus cães e, assim, evitar o abandono (leia aqui). Do quarto livro, batizado de Educando Seu Cão Amigo, escrito pelo veterinário Marcelo Quinzani e pelo adestrador Wilson de Oliveira, roubei algumas dicas de como educar seu filhote.

– O filhote é como uma criança. Ele precisa de alguém que esteja no comando de suas atividades. Se ele perceber que não há um líder, poderá assumir o posto de “rei” e a tarefa de educá-lo se tornará muito mais difícil.

– Lembre-se: o cão não entende o que você está dizendo, mas como está dizendo. Palavras de ordem em tons agradáveis devem ser usadas para os acertos e em tons rígidos para os erros.

Continua após a publicidade

– Jamais agrida o filhote. Bater um jornal enrolado no chão ou chacolhar uma latinha cheia de moedas ajuda o animal a perceber que está fazendo algo errado.

– Quando chega na casa do dono pela primeira vez, o totó está apavorado. Foi separado recentemente de seus pais, tomou banho, provavelmente andou de carro pela primeira vez… Nesse estágio, coloque-o em um ambiente pequeno, quieto e acolhedor – equipado com caminha, comida e brinquedos. Fique um tempo com ele, acariciando-o e falando baixinho. Só o deixe sozinho após cair no sono. Repita o ciclo até o cão se sentir mais seguro.

Continua após a publicidade

– Se houver outro animal na casa, o novo morador e o antigo devem ser apresentados sob supervisão do dono. Para o cachorro da casa é bastante importante que o novo amigo chegue quando ele estiver acordado.

– Durante os passeios na rua, segure a guia com ambas as mãos, deixando-a curta, e mantenha o cão do seu lado esquerdo. Sempre fique à frente dele, você é quem deve indicar o caminho e determinar sua velocidade. Toda vez que ele se apressar, diminua o passo, puxe-o mais próximo de você e diga “não”, afagando-o assim que obedecer.

– Em passeios de carro, a lei estabelece que os totós precisam estar dentro de caixas de transporte ou presos ao cinto do segurança pelo peitoral. Filhotes que não são acostumados com a atividade podem enjoar. Prefira deixá-los no assoalho do carro, assim não conseguem ver o movimento externo.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.