Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Como os cães se comunicam

O zootecnista Alexandre Rossi responde a questão

Por Alexandre Rossi
Atualizado em 4 fev 2019, 16h40 - Publicado em 4 fev 2019, 16h40

Pensando nos seres humanos, fica fácil: nos comunicamos através da fala, linguagem corporal, escrita… Mas e os cães? Será que você sabe como se dá a comunicação entre eles e deles para conosco?

Instinto

Rosnar, abanar o rabo, movimentar as orelhas e latir consistem em alguns sinais comunicativos instintivos dos cães, ou seja, são naturais e surgem de acordo com cada situação específica.

Alguns sinais corporais instintivos podem não ser muito bem comunicados por animais que foram muito modificados anatomicamente, como certas raças de cães. Por exemplo, quando um shar pei rosna, seus dentes não aparecem muito por conta das rugas.

Um cão pode querer parecer menor para evitar brigas. Nesse caso, vai colocar o rabo entre as patas e até apresentar comportamentos de filhote (como lamber a boca do outro), mostrar a barriga ou a nuca, demonstrando estar totalmente entregue.

Mas, se o pet dá todos esses sinais e ainda se sente inseguro, pode mostrar os dentes para avisar que, se for atacado, vai revidar. Um cão que aparenta submissão exagerada quando uma pessoa vai fazer carinho, talvez esteja sob efeito de um medo intenso.

Continua após a publicidade

Por outro lado, quando estão relaxados e dispostos a brincar, cachorros costumam abaixar as patas da frente e dar uns pulinhos para lá e para cá.

É sempre importante, portanto, entender o contexto e observar para garantir que não ocorram brigas com outros cães, nem riscos para as pessoas!

Comunicação com humanos

E quando se trata do relacionamento entre seres humanos e pets?  A comunicação pode ser também aprendida, à medida que os animais vão desenvolvendo um relacionamento com o tutor.

Pensando sobre nosso ponto de vista, cientistas já descobriram que latidos são diferentes para determinadas situações vividas pelos cachorros e que as pessoas são capazes de identificar do que se trata apenas ouvindo gravações desses latidos.

Continua após a publicidade

Novidades quanto a sinais comunicativos dos cães

Abanar de rabo: bem relaxado, de um lado para outro, está tranquilo e pode estar disposto a interagir. Abanar mais para a ponta, rapidamente, pode preceder um ataque. Recentemente, pesquisadores também descobriram alguns sinais diferentes para o abanar de rabo, especialmente quando é movimentado mais para um lado do que para outro, cada qual com um significado, dependendo do contexto.

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.