Colocar coleira com guizo em meu gato pode ser prejudicial?

O zootecnista Alexandre Rossi dá a resposta

Esta é uma dúvida muito comum e que gera certa polêmica, pois muita gente é contra.

Uma das indicações para o uso de guizo na coleira dos gatos se dá quando eles têm acesso a áreas externas e caçam aves (especialmente aqueles que moram em casas com quintal e costumam se aventurar em caçadas aos passarinhos). Assim, para fins de evitar que o bichano consiga, efetivamente, capturar a ave, o guizo funciona como um aviso, ajudando a ave a escapar do predador.

Outro ponto no qual uma coleira com guizo pode ser bem útil: na adaptação entre cães com instinto caçador e um gato novo na casa. Uma das situações que mais deixam os cachorros eufóricos e motivados a caçar ocorre quando os gatos correm e pulam. Se o felino estiver usando uma coleira com guizo, o tutor, ao ouvir o “sininho”, ficará mais atento nas interações entre os animais de sua casa para evitar acidentes.

Um fator que leva as pessoas a acharem que o guizo pode ser prejudicial é o som que ele emite. Mas não se trata de algo que possa danificar ou provocar stress nos gatos, pois é sutil e nem tão alto assim.

Lembrando que, qualquer que seja a coleira usada, deve ser daquelas específicas para felinos, com mecanismo de abertura fácil, para evitar riscos de ficarem presos em alguns daqueles lugares minúsculos onde só eles conseguem chegar!

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s