Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Caixa de transporte para pets não é prisão; confira dicas de como usar

O zootecnista Alexandre Rossi fala sobre como acostumar o animal, o tamanho ideal e outras curiosidades

Por Alexandre Rossi
Atualizado em 29 set 2019, 20h47 - Publicado em 29 set 2019, 20h47

Utilizar caixa de transporte para levar o cão ou gato a vários locais, sem stress para eles, não só é possível como também se mostra bastante útil, apesar de muita gente achar que pode ser algo prejudicial para os pets. Tomando os devidos cuidados, não há problema algum!

BENEFÍCIOS

Habituar o cão ou gato a ficar tranquilo na caixa de transporte traz muitos benefícios:

  • torna-se a “toquinha”, o canto de refúgio do animal;
  • quando você quiser levar seu cão para um passeio de carro, a caixa de transporte garantirá a devida segurança dele e pode até ajudar aqueles que enjoam com o balanço do automóvel; 
  • quando se trata de gato, estar previamente acostumado à caixa de transporte ajuda (e muito!) nas idas ao veterinário;
  • em caso de viagem de avião, apesar de muitas companhias aéreas permitirem cães de pequeno porte (respeitando as regras de peso) na cabine, eles também devem ser mantidos em caixas de transporte. Cães de grande porte vão no compartimento adequado da aeronave mas devem estar dentro de uma caixa de transporte. Assim, se seu cachorro já estiver acostumado a ficar dentro de sua própria caixa, certamente a experiência será mais tranquila.

O TAMANHO IDEAL

A maioria das pessoas acredita que uma caixa de transporte bem maior que o cão é muito mais confortável. Ledo engano. Cães são animais que, por natureza, gostam de tocas. Literalmente, sentem-se protegidos em locais menores. Assim, na caixa de transporte ideal, o cão deve conseguir ficar de pé e dar uma volta com tranquilidade, sem que sobre muito espaço. Ele se sentirá seguro, conseguirá dormir e descansar muito bem.

Continua após a publicidade

COMO ACOSTUMAR?

Quando trouxer a caixa de transporte para casa, incentive seu cão ou gato a entrar na nova toca e, caso ele assim faça, elogie-o bastante. Mas deixe-o, neste primeiro momento, livre para entrar e sair de acordo com sua vontade, ainda sem fechar a portinha.

Coloque os paninhos do cão ou gato dentro da caixa, assim como seus brinquedos preferidos, sempre lembrando de elogiar bastante quando seu pet estiver lá dentro. Faça com que ele use a caixa como casinha, onde ele poderá dormir à noite também.

Na hora das refeições, coloque o pote de comida lá dentro e deixe que se alimente lá.

Continua após a publicidade

À medida que perceber que seu cão ou gato está cada vez mais confortável dentro da caixa, comece a fechar a porta. Feche-a num primeiro momento só por alguns segundos, para abrir imediatamente depois. Depois, vá aumentando o tempo e deixe o pet fechado com brinquedos que liberem comida para que se distraia e antes que ele tente sair, volte e abra a caixa, deixando-o livre para sair ou ficar lá dentro.

Assim, fica aqui a dica: em vez de comprar uma casinha para cachorro, vale adquirir uma caixa de transporte para que seja utilizada para ser o canto de conforto do cão ou gato.

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.