Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Meu cachorro fez xixi fora do lugar para me provocar?

O zootecnista Alexandre Rossi responde

Por Alexandre Rossi
Atualizado em 2 Maio 2019, 20h12 - Publicado em 2 Maio 2019, 20h11

Muita gente pensa exatamente assim: meu cão fez xixi no meu travesseiro porque ficou bravo com a minha saída. Mas será que essa afirmação tem algum fundo de verdade?

Causas

Um cão já treinado e habituado a fazer suas necessidades em seu “banheiro” (aquele local especialmente preparado para tanto), onde ele já foi diversas vezes recompensado quando acertou e que, de repente, começa a fazer em outros locais da casa, precisa de uma avaliação para verificação do que pode estar ocasionando esse comportamento.

Vale, inclusive, uma consulta com o médico veterinário para averiguar se não se trata de alguma causa clínica.

Mas um motivo bem provável para esse comportamento pode ser a ansiedade de separação, aquele distúrbio que acomete cães que não ficam bem na ausência do tutor e apresentam diversos sintomas que demonstram essa condição, inclusive xixi fora do lugar.

Não é vingança

Continua após a publicidade

Nessa condição, o cão não está agindo motivado por um sentimento de rancor ou vingança ao urinar naquele local improvável da casa. Muito pelo contrário: a ansiedade gerada pela ausência do tutor o faz buscar locais onde o cheiro de seu dono esteja mais presente e, com o passar das horas, o nervosismo pode gerar aquele xixi em cima do travesseiro.

Não brigue com ele!

Ao chegar em casa e se deparar com um xixi em local inadequado, não brigue com o cão! Além de ele não associar a sua reação com o ato de ter feito o xixi, a situação só o deixará mais ansioso na próxima vez em que ficar sozinho em casa.

O que fazer?

A dica é tomar algumas providências para lidar com a ansiedade de separação. Uma delas é fazer o pet associar a sua saída com coisas legais. Deixar brinquedos que liberam a comida dele é uma boa opção para que se distraia e sinta boas sensações durante a sua ausência.

Continua após a publicidade

Aumentar a atividade física no dia a dia também ajuda a possibilitar que o pet passe boa parte do tempo descansando enquanto você está fora.

Portanto, se você notar um xixi fora do lugar enquanto seu cão esteve sozinho, não entenda isso como uma vingança por parte dele, mas sim como um sinal de que algo não vai bem e precisa ser averiguado.

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.