Risqué lança coleção de esmalte e internautas questionam machismo

Esmalte é um assunto totalmente ligado ao mundo das mulheres. Qualquer rodinha de amigas acaba comentando a cor do esmalte de uma ou de outra. Quando alguma famosa aparece por aí com uma cor diferente, logo vira burburinho… É fato! + Transformação: Sophia Abrahão corta os cabelos por sua personagem em Alto Astral Na tarde de segunda (23), […]

Esmalte é um assunto totalmente ligado ao mundo das mulheres. Qualquer rodinha de amigas acaba comentando a cor do esmalte de uma ou de outra. Quando alguma famosa aparece por aí com uma cor diferente, logo vira burburinho… É fato!

Transformação: Sophia Abrahão corta os cabelos por sua personagem em Alto Astral

(Foto: Tatiana Izquierdo)

‘João disse eu te amo’ é um dos esmaltes da coleção (Foto: Tatiana Izquierdo)

Na tarde de segunda (23), a marca de esmaltes Risqué enfrentou um grande problema nas redes sociais. A coleção Inverno 2015, apelidada de “Homens que Amamos”foi criticada por enaltecer gestos que deveriam ser normais vindo de homens. Na visão de muitos internautas (incluindo feministas), atitudes como preparar o jantar para a mulher ou dizer “eu te amo” deveriam ser considerada normais, e não enaltecidas. O assunto acabou se tornando um dos mais comentados do dia no Twitter.

+ Coleção de maquiagem de Julia Petit para a M.A.C está praticamente esgotada

(Foto: Tatiana Izquierdo)

‘Fê mandou mensagem’, ‘João disse eu te amo’, ‘Leo mandou flores’, ‘Zeca chamou pra sair’, ‘Guto fez o pedido!!’ e ‘André fez o jantar’ são os polêmicos nomes dos esmaltes que integram a linha (Foto: Tatiana Izquierdo)

‘André fez o jantar’, ‘Guto fez o pedido’ ou ‘João disse eu te amo’ são alguns dos nomes polêmicos que se tornaram um problema para a marca. Segundo a empresa, a coleção foi desenvolvida com base nos assuntos mais ‘falados entre as rodinhas de amigas’. Foi o que bastou para iniciar-se uma campanha contrária à série.

+ Transformação: Hilary Duff entra na onda dos cabelos coloridos

Foto da bancada de lançamento dos esmaltes (Foto: Tatiana Izquierdo)

Foto da bancada de lançamento dos esmaltes (Foto: Tatiana Izquierdo)

No dia do lançamento da nova coleção, no restaurante Ruella, na Zona Sul, no começo de março, a Risqué preparou alguns mimos para as mulheres, como presentear as convidadas com um mini buquê de flores e contratar ‘manicuros’ (homens) para esmaltar as unhas de quem passava pelo local.

Ana Hickmann mostra boa forma durante sessão de fotos em Ilhabela

Manicure homens pintavam as unhas das mulheres no dia do lançamento da coleção, em São Paulo (Foto: Reprodução/Facebook)

Manicures homens pintavam as unhas das mulheres no dia do lançamento da coleção, em São Paulo (Foto: Reprodução/Facebook)

O que eu penso do acontecido? Sim, também acho que a marca não deveria ter enaltecido atitudes normais em qualquer relacionamento sadio. Um homem fazer o jantar ou dizer que ama sua mulher não precisa ser comemorado, mas sim encarado como tarefa de ambos. O que devemos comemorar é a existência do respeito e da valorização de tantas atitudes bacanas de um homem para uma mulher. E vice-versa, porque homens também têm seus sentimentos.

+ Corte chanel e unhas ‘stilleto’ são algumas das apostas de beleza da novela Babilônia

Outra boa dica é não generalizar situações. Sim, existem homens e homens, atitudes e atitudes, mulheres e mulheres. Vamos pensar em algo mais amplo na hora das homenagens e parar de atribuir as campanhas aos ‘assuntos de meninas’. Essa generalização acaba criando novos preconceitos, o que não é bacana. Afinal de contas, alguns homens se sentiram ofendidos com a campanha e mulheres homossexuais também usam esmalte, não é mesmo?

Em nota, a Risqué afirma que “lança coleções semestralmente, com temas do cotidiano, como as recentes linhas inspiradas no futebol, na fé e em viagens. A coleção ‘Homens que Amamos’ foi inspirada em gestos de carinho e respeito vindos de pessoas que amamos. A marca considera todo tipo de discussão positiva e reafirma que está sempre atenta aos comentários de seus consumidores.”

Veja a repercussão negativa, e até engraçadíssima, que a campanha gerou nas redes sociais:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s