Imagem Blog

Beleza de Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Novidades sobre o mundo da beleza
Continua após publicidade

Proteste pede retirada do esmalte hipoalergênico Risqué do mercado. Embalagem feriu manicure de São Paulo

Três meses depois de encarar uma enxurrada de críticas por lançar uma coleção de esmaltes considerada machista, a marca Risqué agora enfrenta outro problema. A manicure Patricia de Oliveira, que trabalha em um salão de beleza no bairro da Santa Cruz, na capital, feriu a palma da mão na tampa pontiaguda da nova embalagem da […]

Por Tatiana Izquierdo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 15h58 - Publicado em 15 jun 2015, 19h13
risque1

Esmaltes da coleção ‘homens que amamos’, que foi alvo de críticas por ser considerada machista (Foto: Divulgação)

Três meses depois de encarar uma enxurrada de críticas por lançar uma coleção de esmaltes considerada machista, a marca Risqué agora enfrenta outro problema. A manicure Patricia de Oliveira, que trabalha em um salão de beleza no bairro da Santa Cruz, na capital, feriu a palma da mão na tampa pontiaguda da nova embalagem da fórmula hipoalergênica.

Ela pediu ajuda à associação de consumidores Proteste para que o produto fosse retirado do mercado e sua embalagem reformulada. “Estava trabalhando e o esmalte caiu. Quando fui pegá-lo, a ponta da tampa acabou entrando na palma da minha mão. Na hora, o corte sangrou bastante. Dias depois acabou inflamando e eu fiquei com uma cicatriz”, conta Patrícia.

+ Empresa procura mulheres para testar esmaltes e oferece salário de até 170 mil reais
+ Quiz: é nome de esmalte ou operação da Polícia Federal?

Continua após a publicidade

Constatado o acidente de consumo, a Proteste enviou ofício ao fabricante e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pedindo a retirada do produto do mercado e a alteração da embalagem por estar em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), por deixar de oferecer a segurança necessária que do produto se espera.

Também foi enviada cópia do ofício para o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. “Neste caso, a tampa causou um acidente e por isso pedimos a retirada do produto para modificação da embalagem e não do esmalte em si. Todos os veículos responsáveis pela fiscalização estão notificados e devem acompanhar o caso”, explica Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Imagem divulgada pela PROTESTE com o machucado na palma da mão da consumidora (Foto: Divulgação)

Imagem divulgada pela Proteste com o machucado na palma da mão da consumidora (Foto: Divulgação)

Continua após a publicidade

A Risqué retornou a notificação feita no último dia 8 pedindo um maior prazo para sua defesa. Inicialmente, foram concedidos pela associação cinco dias para uma resposta. Após o pedido, mais cinco dias para que a empresa comunique qual ação será tomada.

Até o momento, a consumidora não entrou em contato diretamente com a marca que, em nota, informou que “sua nova embalagem está no mercado desde julho de 2014. Ela foi criada a partir de muitos estudos e pesquisas realizados com consumidoras e manicures, que contribuíram para o seu desenvolvimento e validaram sua funcionalidade e formato. A marca está à disposição da consumidora que procurou a Proteste para averiguar o ocorrido e prestar o auxílio necessário”.

O objetivo da Proteste é evitar a ocorrência de outros acidentes de consumo. “Ela foi orientada a fazer a reclamação também na Risqué, o que é importante. Ela cortou a mão, ficou uma pequena cicatriz. Tem direito a uma indenização. Em relação ao restante, nós já tomamos todas as providências. É importante lembrar que a marca continua sendo responsável por qualquer outro acidente, mesmo após a mudança na embalagem. Por isso é importante haver um recall do produto, alertando sobre o problema”, explica Maria Inês. “Tentei enviar um e-mail para a marca, mas não consegui. Vou ligar no serviço de atendimento ao consumidor, que é mais fácil”, afirmou a manicure, que trabalha há mais de cinco anos na profissão.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.